Qual o principal nutriente encontrado no grupo dos cereais? Saiba tudo sobre ele
Trigo, arroz, centeio, milho, aveia e cevada são alimentos que fazem parte do grupo dos cereais, sabia? Altamente nutritivos, eles têm muito a acrescentar à saúde e podem ser preparados de diversas formas. Mas você já se perguntou, por exemplo, qual é o principal nutriente encontrado nesses alimentos? Eles são fontes de vitaminas, minerais, fibras e, principalmente, carboidratos. Para saber mais sobre esse último nutriente (encontrado em abundância nos cereais), nós fizemos uma lista com os seus benefícios. Confira!
Carboidratos são as principais fontes de energia do corpo
Apesar de os cereais serem fontes de diferentes nutrientes (vitaminas e minerais), o carboidrato é, de longe, o principal nutriente desses alimentos. O trigo, por exemplo, é majoritariamente formado por carboidratos – em 100 g do cereal, encontram-se 75 g do nutriente. Bastante coisa, né?
Vale destacar que os carboidratos são as principais fontes de energia para o funcionamento do corpo. Ou seja, são fundamentais para atividades básicas do dia a dia – caminhar, trabalhar, fazer exercícios físicos e por aí vai. Por isso, é muito importante consumir esse nutriente no dia a dia – caso ele seja cortado da dieta, o organismo passa a queimar proteínas para produzir energia, o que causa diminuição de massa magra.
Carboidratos podem ser simples ou complexos
Você sabia que existe uma diferenciação entre carboidratos simples e complexos? Eles são compostos por substâncias diferentes e cumprem funções distintas no organismo. Os simples, por exemplo, são formados por açúcares e têm rápida absorção pelo corpo – são indicados para quem pratica exercícios, pois fornecem energia de forma mais rápida. Alimentos como arroz branco, pães, pizzas e macarrão são ricos em carboidratos simples.
Carboidratos complexos, por outro lado, são compostos por fibras + amido e demoram mais tempo para serem digeridos – ou seja, garantem uma sensação prolongada de saciedade. Esse nutriente garante uma digestão mais lenta, demandando mais energia do corpo. Neste caso, o organismo recorre à queima de lipídios (gorduras) para realizar o processo – ou seja, é ótimo para quem quer perder peso. Massas integrais (pães e macarrão, por exemplo) e arroz integral, por exemplo, são alimentos ricos em carboidratos complexos e devem fazer parte da dieta!
Nutriente também é importante para a estrutura das células
Além de conceder energia para o corpo, os carboidratos também cumprem uma função estrutural, pois concedem rigidez e mais consistência às células do corpo. Além disso, ele é importante para a nutrição das células do sistema nervoso – sendo fundamental para o bom funcionamento do cérebro e do organismo como um todo.
Caso você diminua o consumo desse nutriente de forma inadequada, sintomas como cansaço e fraqueza podem surgir no corpo. Por isso, para fazer dietas low carb é fundamental ter o devido acompanhamento de um nutricionista!