Que tal reduzir a psoríase com a alimentação? Como tratá-la através da dieta
A psoríase é uma doença inflamatória dermatológica que cria manchas vermelhas no corpo e pode estar associada a questões genéticas ou psicológicas. Apesar de não ser contagiosa, muitas pessoas que possuem a doença ainda sofrem preconceito e afastamento social. O dia 29 de outubro é considerado o Dia Mundial da Psoríase, e para celebrá-lo, trouxemos algumas dicas para reduzir os efeitos dessa doença que não tem cura, mas pode ser tratada através de bons hábitos na alimentação.
Dieta mediterrânea ajuda no controle dos sintomas
Pesquisadores da Paris Ést Creteil, uma universidade da França, concluíram após alguns estudos com psoriáticos que os que consumiam alimentos provenientes da dieta mediterrânea, como o azeite de oliva e leguminosas, apresentavam melhora significativa nos sintomas durante o tratamento. A dieta mediterrânea é conhecida por garantir a longevidade aos seus adeptos, além do controle da diabetes e de doenças cardíacas.
Ômega 3: poder anti-inflamatório reduz o problema dermatológico
A dieta mediterrânea tem, em sua maioria, alimentos que contêm ômega 3. Esse ácido graxo tem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem as manchas da pele e diminuem a disseminação das lesões, e pode ser encontrado em peixes, como o salmão, o atum e a sardinha, e também em oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e castanhas. Sementes de chia e linhaça, ricos em fibras, também podem auxiliar no tratamento.
Frutas e legumes não podem faltar
Uma alimentação saudável depende de frutas e legumes na dieta e isso não é à toa. Com relação à psoríase, esses alimentos contêm grande quantidade de antioxidantes, que além de fazerem bem para a pele, melhoram a resposta do sistema imunológico, evitando o surgimento de lesões. Por isso, devem ser consumidos em abundância. Boas opções para incluir na dieta são a cenoura, o tomate e a uva.
Carne vermelha e pimenta devem passar longe do psoriático
Alimentos como carne vermelha, os muito condimentados e apimentados devem ser evitados por quem tem psoríase. Eles contêm substâncias que potencializam as inflamações da pele e podem piorar as crises. Também aumentam a coceira, que é um grande incômodo que a doença causa. É importante sempre lembrar que quem tem psoríase deve ingerir grande quantidade de água e líquidos, se possível 2 litros ou mais por dia.