Queijo de cabra tem lactose? Conheça as propriedades desse laticínio
Em alguns casos os queijos podem ser prejudiciais para a saúde, pois contêm gordura e lactose – o que serve de empecilho para quem tem intolerância, por exemplo. Mas você sabia que existem algumas versões desse alimento que podem ser benéficas? Algumas pessoas, por exemplo, questionam se queijo de cabra tem lactose e pode agregar positivamente à dieta em termos nutricionais. Para esclarecer esse ponto, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues, que falou mais sobre os pontos positivos desse laticínio. Confira!
Afinal, queijo de cabra tem lactose?
Para quem tem intolerância à lactose, é muito importante tomar certos cuidados com a dieta – principalmente com o consumo de laticínios. De acordo com a nutricionista, o queijo de cabra não foge a essa regra. “Assim como os queijos feitos com leite de vaca, os feitos a partir do leite de cabra também possuem lactose – cerca de 4% da sua composição”, afirma a especialista.
Queijo de cabra pode trazer benefícios para a saúde
Embora contenha lactose – e não possa ser consumido livremente por quem é intolerante -, o queijo de cabra também fornece nutrientes importantes para a dieta. Segundo a nutricionista, os produtos feitos a partir desse leite tendem a ser mais benéficos que os do leite de vaca (pois contém menos gorduras e podem auxiliar na digestão). “Esse tipo de queijo possui níveis satisfatórios de minerais como cálcio, cobre, manganês, zinco, selênio e de vitaminas como vitamina A, niacina e riboflavina, nutrientes importantes para a saúde dos ossos e para fortalecimento do nosso sistema imunológico”, explica Carine.
“O leite caprino, que é a base do queijo, apresenta glóbulos de gordura menores, maior presença de ácidos graxos de cadeia média e curta, e menor proporção de proteína do tipo αs1-caseína – causando um impacto positivo no processo digestivo, além de ser menos alergênico quando comparado a produtos derivados do leite bovino”, complementa a profissional.