Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer comer melhor? Aprenda a adaptar receitas para fazer pratos mais saudáveis
Guia Culinário 17/05/2019

Quer comer melhor? Aprenda a adaptar receitas para fazer pratos mais saudáveis

Existem algumas receitas saborosas – como frituras e doces – que acabam sendo muito calóricas e maléficas para o organismo. Isso porque elas são fontes de gordura, açúcar e outras substâncias que fazem mal para o coração e para a pressão arterial. Por isso, é muito importante procurar alternativas mais saudáveis de preparo e receitas. Para te ajudar a cozinhar com mais saúde, nós separamos dicas simples de como tornar receitas mais nutritivas e benéficas à saúde. Confira e aprenda!

Diminua a quantidade de sal e acrescente mais temperos para dar sabor

A principal dica para tornar qualquer prato mais saudável é diminuir na quantidade de sal. Afinal, o sódio é um dos maiores vilões da saúde – pois, quando em excesso, pode ocasionar retenção de líquidos pelo corpo, aumento da pressão arterial e até mesmo retirar o cálcio dos ossos. Por isso, o mais indicado é realmente evitar o seu consumo (ou ao menos reduzir bastante). Uma boa dica para compensar a ausência do sódio é pesar mais a mão em outros temperos e ervas aromáticas, que dão mais sabor aos pratos.

Em vez de fritar alimentos no óleo, invista na fritadeira elétrica

Está com vontade de comer batata frita ou carne à milanesa? Uma boa dica para matar a vontade, só que de forma mais saudável, é recorrer à fritadeira elétrica (ou “airfryer”). Ela permite que você frite alimentos sem mergulhá-los no óleo. Assim, eles ficam mais sequinhos e sem gordura trans – que é maléfica e aumenta o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Existem adaptações mais saudáveis de hambúrguer

Você sabia que existem receitas mais saudáveis e menos calóricas de hambúrguer? Em vez de usar carnes gordas (como picanha e contrafilé) e queijos mais gordurosos (cheddar ou prato, por exemplo), você pode seguir uma receita com frango, cenoura, salsa, pimenta páprica e até mesmo um molho vinagrete para dar uma valorizada no prato. Para preparar esse molho, basta misturar cubinhos de tomate, cebola, pimentão, adicionar cheiro verde, azeite e até mesmo palmito e pimenta para dar uma valorizada. Existem também versões veganas e vegetarianas de hambúrguer, feitos com soja, quinoa ou palmito orgânico, por exemplo.

Sabia que existem receitas mais saudáveis de pizza?

Outro prato muito querido – mas que é calórico e gorduroso – é a pizza, que pode ser feita com diferentes ingredientes e temperos. Só que o que muita gente não sabe é que existem versões mais saudáveis desse alimento que podem ser bem saborosas. A mini pizza caseira de abobrinha com a massa feita com farinha de aveia, por exemplo, é uma opção bem mais saudável. Você pode rechear com folhas e vegetais que também fica uma delícia!

Em receitas doces, troque o cacau em pó pelo chocolate

Que tal adaptar uma receita de bolo de chocolate para deixá-la mais saudável? Em vez de usar o chocolate em pó tradicional (que tem uma grande concentração de açúcar), você pode investir no cacau em pó, que é rico em antioxidantes e fonte de triptofano – um aminoácido que estimula a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”. Além de usar cacau, você também pode trocar a farinha branca refinada por uma de aveia, usar açúcar mascavo e óleo de coco em vez de manteiga. Desse jeito, o bolo vai sair gostoso e muito mais saudável.