Receita de homus: como fazer as versões salgada e doce desse prato árabe
Tradicional da culinária árabe, o homus é um prato feito à base de grão-de-bico cozido e triturado, tahine (pasta de gergelim), limão e diferentes temperos que agregam mais sabor. Além de saborosa, essa receita é altamente nutritiva – rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como cálcio e magnésio – e costuma ser servida com pão árabe e torradinhas. Mas você sabia que, além da versão salgada, existe também um tipo de homus doce (feito basicamente com o acréscimo de cacau em pó)? Para te incentivar a experimentar as duas versões dessa receita típica árabe, nós separamos dicas de como prepará-las de forma simples. É só continuar lendo!
Receita de homus tradicional
Para fazer a receita de homus de forma correta, é importante deixar o grão-de-bico de molho, cozinhá-lo bem e, então, acrescentar apenas os ingredientes mais básicos: alho, tahine, limão, azeite, sal e pimenta. Existem versões desse prato, por exemplo, que são mais elaboradas e também ficam saborosas – feitas com cenoura, cebola e até alho-poró. No entanto, a nossa dica é se ater aos ingredientes básicos para fazer a receita original árabe.
Ingredientes
– 500 g de grão-de-bico
– Água para cozinhar o grão-de-bico
– Sumo de 1 limão
– 200 ml de água filtrada
– 3 dentes de alho amassados
– 2 colheres de sobremesa de tahine
– Azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Para começar, é importante deixar o grão-de-bico de molho por cerca de 8 horas – assim, é possível remover os antinutrientes presentes na leguminosa. Passado esse tempo, escorra a água, transfira os grãos para uma panela de pressão e, então, preencha com uma água nova (o suficiente para que fique 4 dedos acima dos grãos). Tampe a panela e deixe no fogo alto até pegar pressão. Quando começar a chiar, diminua o fogo e marque 15 minutos. Após o cozimento, transfira os grãos para um escorredor e reserve.
Agora que o grão-de-bico já está devidamente cozido (e escorrido), chegou a hora de preparar o homus para valer! Transfira os grãos para o liquidificador, adicione o limão espremido, a água filtrada, o alho espremido e bata bem, até formar uma pasta homogênea. Em seguida, transfira o homus para um recipiente de cerâmica, adicione o azeite, o sal e a pimenta moída a gosto e misture bem com uma colher. Sirva com pães árabes, torradinhas ou biscoitos. Fica uma delícia!
Receita de homus doce
Que tal preparar uma versão de homus doce para servir de sobremesa ou diversificar mais a mesa de aperitivos? Assim como a salgada, essa receita é bem saborosa, nutritiva e pode ser servida com pães e torradas de diferentes tipos. Aqui, em vez de usar o tahine (pasta de gergelim), a nossa dica é recorrer à pasta de amendoim sem açúcar Taeq para dar a consistência certa ao prato e agregar mais sabor.
Ingredientes
– 2 xícaras de grão-de-bico cozido
– 5 colheres de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de sopa de pasta de amendoim sem açúcar Taeq
– 2 colheres de sopa de melado de cana Taeq
– 2 colheres de sopa de água gelada
– 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Após deixar o grão-de-bico de molho por algumas horas (para tirar os antinutrientes) e cozinhá-lo na pressão, basta escorrer a água e transferi-lo para o liquidificador. Em seguida, adicione o cacau em pó, a pasta de amendoim, o melado de cana e bata por alguns minutos. Por fim, adicione a água e o extrato de baunilha (opcional) e bata novamente. Transfira o homus doce para um bowl e sirva da forma que preferir. Prontinho!