Receita de tomate seco caseiro é simples! Aprenda a preparar esse ingrediente
Tomate seco é uma delícia! Mas geralmente compramos aqueles em conserva, do vidrinho, diretamente no mercado. Mas imagina se você puder fazer o seu? Sua versão caseira pode ser mais gostosa, além de ter sido temperada do seu jeito, ser mais saudável, natural e econômica. E não é nada difícil! Quer aprender como fazer esse ingrediente que combina superbem com várias receitas? Então preste atenção nessas dicas!
Preparando os tomates
Para preparar o seu próprio tomate seco caseiro, você vai precisar antes de mais nada de tomates bem firmes – os mais indicados para isso são os italianos ou o tomate Débora -, açúcar e sal. Para começar, corte os tomates de cima para baixo e distribua-os em um tabuleiro, polvilhando açúcar e sal (previamente misturados) em cima.
O segredo são as fornadas
Leve o tabuleiro ao forno por mais ou menos meia hora. Ao retirar você vai perceber que os frutos soltaram um líquido. Então, escorra os tomates, seque o tabuleiro e devolva-os para o forno, dessa vez por uma hora. Se ainda houver líquido, repita o processo. Não se esqueça: o tabuleiro deve estar sempre seco na hora de ir ao forno! Em seguida, coloque os frutos novamente no forno, dessa vez, porém, com a pele para cima, por mais uma hora. Achou demorado? Pois não estranhe, pois geralmente as fornadas levam de duas a quatro horas.
Temperando e conservando o tomate seco
Depois de secos, refogue-os com alho, sal e orégano a gosto, mas por pouco tempo, para não perder a textura. Depois, coloque em um pote de vidro, de preferência hermético, para não vazar, coberto por azeite de oliva. Está pronta a sua conserva! Se você quiser ainda pode adicionar pimenta ou outros condimentos, como manjericão.
Tomate seco potencializa os benefícios do fruto
Se o tomate já tem poderosos benefícios para a saúde, o tomate seco não fica para trás! Rico em vitaminas e minerais, como vitamina A e C, cromo, magnésio, potássio e ferro, ele melhora a saúde dos olhos e da pele, protegendo contra os raios solares e retardando o envelhecimento, além de regular a pressão arterial e o prevenir o câncer, pois é rico em antioxidantes. Se antes você ainda tinha motivos para não incluí-lo na sua receita, agora, não tem mais!