Respire melhor: Combata a asma e a bronquite com os benefícios da cebola
Um dos ingredientes mais populares do mundo e intensamente usada como tempero na culinária, a cebola também é considerada funcional e com diversas propriedades importantes para a proteção do nosso corpo. Dona das mais diversas ações de defesa do organismo, o bulbo do alimento é uma ótima escolha para quem sofre de problemas respiratórios, como a asma e a bronquite.
Uma das substâncias mais importantes e que cede à cebola suas principais propriedades é a quercetina, antioxidante que auxilia o sistema imunológico, melhorando a reação do corpo às agressões externas, impedindo a entrada de vírus e bactérias que agravam problemas crônicos da asma e da bronquite. O alimento ainda tem propriedades anti-inflamatórias, que melhoram o estreitamento dos brônquios e, assim, facilitam a respiração.
“A cebola é rica em quercetina, um alimento funcional interessante. A casca, por exemplo, pode ser aproveitada e é muito nutritiva: dá pra tostar no forno e bater no liquidificador, formando um pó saudável para adicionar a quercetina na alimentação de forma barata”, revela a nutricionista Caroline Codonho.
Mais benefícios da cebola para a saúde
Repleto de propriedades “anti” (antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica), a cebola é um verdadeiro remédio natural para o organismo: “Os maiores benefícios são relacionados à ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo ou retardando envelhecimento celular. Indico bastante para períodos de frio, fazer um chá com a casca da cebola, alho, mel e limão para melhorar a imunidade” explica Codonho.
Além disso, as demais substâncias encontradas na cebola ajudam no combate à enxaqueca, cuidam da saúde das vesículas biliares, são laxantes naturais, ajudam em cólicas abdominais e ainda são antifúngicas, auxiliando no tratamento de doenças como a candidíase, causada por um fungo natural da flora íntima das mulheres que acontece muito em altas temperaturas. “Utilizar diariamente a cebola só traz benefícios. Aproximadamente meia cebola ao dia já permite que todos os benefícios sejam aproveitados”, finaliza a nutricionista.