Ricota é queijo? Derrete? É saudável? 7 mitos e verdades sobre esse creme
A ricota costuma ser vista como uma opção mais saudável para substituir outros queijos na dieta, só que ainda assim é normal encontrar quem tenha dúvidas. Afinal, ricota é saudável? Ricota e creme de ricota são a mesma coisa? Mesmo sendo um alimento tão popular no Brasil e ao redor do mundo, existem muitos mitos e verdades a respeito da ricota que podem causar confusão sobre seus reais benefícios. Para ajudar a desvendar as respostas certas, veja abaixo os principais 7 mitos e verdades sobre a ricota – e aqui já vai um spoiler: ela tem tudo para ser uma ótima aliada da alimentação saudável, viu? Continue a leitura e saiba o porquê!
1. Ricota é queijo?
Não! Na verdade, a ricota é considerada um subproduto de queijo ou um derivado de queijo. Isso porque ela é preparada com o soro do leite e não com o leite em si – característica que, na verdade, pode trazer muitos benefícios! É justamente por conta dessa particularidade que a ricota apresenta bem menos gordura do que muitos queijos brancos e amarelos, podendo fazer parte das mais variadas dietas.
2. Ricota é saudável?
Sim! A ricota é saudável por ser fonte de cálcio, vitaminas A, B12, D e E, assim como de minerais como zinco, potássio e fósforo. Na prática, isso faz com que ela ajude a equilibrar diversas funções do organismo, como auxiliar na saúde dos ossos e até mesmo contribuir no ganho de massa muscular. Além disso, a ricota também ajuda a prevenir o inchaço e aumento da pressão arterial, uma vez que tem pouquíssimo ou nenhum sal em sua composição.
3. Ricota tem lactose?
Sim! A ricota tem lactose – mesmo que em menor quantidade se comparada a outros tipos de queijo. Ou seja, pessoas com intolerância à lactose não devem consumi-la, considerando que ainda podem experimentar algum desconforto após consumir este alimento. Se você é intolerante, o conselho é fazer uma visita ao especialista e entender a melhor forma de tentar inserir a ricota na sua alimentação, ok?
4. Ricota derrete?
Não! A ricota não derrete quando exposta a altas temperaturas – pelo menos, não da mesma maneira que outros queijos. Ao ser aquecida, ela fica com a consistência mais cremosa e levemente amolecida, mas sem aquele efeito derretido característico da mussarela ou queijo parmesão, por exemplo.
5. Ricota é fonte de proteínas?
Sim! E, por sinal, uma ótima opção de fonte de proteínas. Uma porção de 100g de ricota contém cerca de 11g de proteína – o que pode ajudar no aporte diário desse macronutriente, que é essencial para o corpo e bastante importante para quem busca construir massa muscular. Além disso, vale destacar que a ricota contém aminoácidos essenciais, que são componentes fundamentais para a síntese de proteínas no organismo.
6. Tem diferença entre ricota e creme de ricota?
Sim! Ricota e creme de ricota se diferem na consistência, textura e formas de uso culinário. O creme de ricota nada mais é do que a ricota misturada ao creme de leite e a mais alguns ingredientes, o que dá ao alimento um sabor suave, além da forma mais cremosa e macia.
E é por causa dessa característica suave que o creme de ricota se torna uma opção mais versátil – tanto para o consumo no dia a dia quanto para o uso em receitas. Ele pode ser um substituto do creme de leite em molhos e sopas, ou do cream cheese na cobertura para pães e no preparo de tortas, por exemplo.
7. Ricota tem poucas calorias?
Sim! A ricota oferece aproximadamente 52 kcal se consumida na porção de 30g (que é o recomendado por dia). Vale destacar que a mesma porção do creme de ricota pode ser ainda menos calórica, oferecendo cerca de 44 kcal. Sendo assim, quem está de dieta pode consumir sem medo: as duas opções são ótimas aliadas em qualquer refeição.