Salada de triguilho e outras receitas com esse ingrediente da culinária árabe
Muito usado nos pratos da culinária árabe, o triguilho (ou trigo para quibe) é um cereal versátil que rende receitas bem saborosas e variadas. Fonte de proteínas, fibras, ferro e outros minerais, esse ingrediente ajuda a conceder mais saciedade e pode ser muito benéfico para o funcionamento do sistema digestivo. Quer aprender a incluir esse tipo de cereal na alimentação diária? Aqui, nós ensinamos a fazer salada de triguilho e outras opções bem nutritivas para incorporar o seu cardápio. Confira!
1. Salada de triguilho
Para preparar uma salada de triguilho bem colorida, a nossa sugestão é variar nos vegetais usados sempre que possível! A combinação com diferentes raízes e tubérculos (como cenoura e batata) com frango desfiado, por exemplo, pode ser bem interessante. O triguilho dá o toque final, concedendo também mais valor em termos nutricionais.
Ingredientes
– ½ xícara de triguilho (trigo para quibe)
– 1 cenoura cortada em cubos
– 1 batata grande cortada em cubos
– 1 maço de brócolis picado
– 300 g de peito de frango
– ½ limão, sal, pimenta-do-reino moída e 1 dente de alho amassado para temperar o frango
– 1 tomate cortado em cubos
– Sumo de ½ limão
– Azeite a gosto
– Folhas de salsinha e hortelã a gosto
Para começar, cozinhe a batata, a cenoura e o brócolis picados (preferencialmente a vapor, para conservar os nutrientes) e reserve. Enquanto isso, deixe o triguilho de molho por 20 minutos. Depois escorra, esprema-o com as mãos, transfira para um recipiente, tampe com um pano de prato e reserve por cerca de 2 horas, se possível. Tempere o frango com o sumo de ½ limão, o alho amassado, o sal e a pimenta moída a gosto e deixe marinando pelo mesmo período de 2 horas, para que o tempero pegue bem.
Depois, coloque o frango para cozinhar em uma panela com água por 20 minutos. Quando estiver cozido, desfie e reserve. Em um recipiente, coloque a cenoura, a batata, o brócolis, o tomate, acrescente o frango e, por fim, esprema melhor o triguilho com as mãos e adicione à mistura. Dê o toque final com o azeite, o sumo de ½ limão, as folhas de salsinha e hortelã a gosto. Misture e sirva com pães ou como acompanhamento no almoço.
2. Tabule
O tabule nada mais é que um tipo de salada de triguilho feito, geralmente, com tomate, cebola, pepino e temperos (como salsinha e cebolinha), compondo uma mistura bem saborosa e nutritiva. Esse prato típico árabe costuma ser servido junto com pães ou como acompanhamento de refeições principais.
Ingredientes
– 1 xícara de triguilho (trigo para quibe)
– 1 cebola picada
– 2 pepinos picados
– 2 tomates picados
– 1 pitada de noz-moscada
– Salsinha, cebolinha e hortelã picadas a gosto
– Sumo de ½ limão
– Sal, azeite e pimenta-do-reino moída a gosto
Primeiro, coloque o triguilho em um recipiente com água, mexa, escorra a água e repita esse procedimento mais 3 vezes. Depois, deixe-o de molho por 20 minutos. Em seguida, escorra, esprema bem o triguilho com as mãos, cubra o recipiente com um pano de prato e reserve por 1 ou 2 horas.
Enquanto isso, pique a cebola, os pepinos e tomates em cubinhos e misture-os em um recipiente. Acrescente a noz-moscada, a salsinha, cebolinha e hortelã picadas, o sumo de limão e os outros temperos (sal, azeite e pimenta moída) e misture bem. Depois, acrescente o triguilho já hidratado e, então, é só misturar. Você pode servir o tabule com folhas de alface ou até mesmo como aperitivo para acompanhar pães e torradas.
3. Almôndegas de triguilho
Você já experimentou fazer almôndegas à base de triguilho? Além de bem saborosa, essa receita é simples de preparar e pode acompanhar diferentes pratos, como macarronadas e gratinados. Para dar mais sabor, a nossa dica é incrementar as almôndegas com bastante alho e salsinha. Fica delicioso!
Ingredientes
– 1 xícara de triguilho (trigo para quibe)
– 400 g de patinho moído
– 3 dentes de alho amassados
– 1 cebola picada
– 2 gemas
– 2 colheres de sopa de cheiro-verde fresco picado
– 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
– Sal e pimenta a gosto
– Azeite
– 1 molho de tomate Taeq
– Muçarela ralada a gosto
Para começar, lave o triguilho e escorra a água 4 vezes. Depois, deixe-o de molho por 20 minutos. Em seguida, tire toda a água e esprema-o bem com as mãos. Reserve em um recipiente tampado com um pano de prato. Em uma tigela, coloque o patinho moído, as gemas, o alho, a cebola, o cheiro-verde, o sal e a pimenta a gosto e misture. Em seguida, adicione o triguilho e a aveia em flocos finos e mexa novamente, até formar uma massa bem homogênea.
Monte as almôndegas com as mãos e, então, leve-as para fritar em uma frigideira com um pouco de azeite. Depois, transfira-as para uma assadeira, jogue o molho de tomate por cima, a muçarela ralada a gosto e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. O resultado é de dar água na boca!
4. Quibe recheado assado
Entre as receitas com triguilho mais conhecidas, o quibe (prato de origem árabe) é um dos mais saborosos e simples de fazer! Uma boa dica, inclusive, é apostar numa versão de forno bem temperada e recheada, que é ótima para servir como prato principal.
Ingredientes
– 2 xícaras de triguilho (trigo para quibe)
– 500 g de patinho moído
– 1 cebola picada
– 1 tomate picado sem semente
– Hortelã picada a gosto
– Sal e azeite a gosto
– 2 potes de requeijão light Taeq
– Muçarela ralada a gosto
Para começar, lave o triguilho na água corrente, escorra e repita o procedimento mais 3 vezes. Depois, deixe de molho por 20 ou 30 minutos e, então, escorra a água, esprema o triguilho com as mãos e reserve em um pote tampado com pano de prato. Em uma vasilha, misture o patinho moído com a cebola, o tomate, a hortelã a gosto e acrescente sal e um pouco de azeite, misturando bem.
Por fim, incorpore o triguilho à carne e misture até que a massa fique bem homogênea. Forre o fundo de uma assadeira com uma camada da massa, despeje o requeijão e a muçarela ralada por cima e feche com mais uma camada da massa. Leve o quibe para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 ou 25 minutos. O resultado fica bem saboroso!