Salada quente: aprenda a preparar essa entrada perfeita para os dias frios
Quando a temperatura cai, a maioria das pessoas prefere apostar em pratos quentes – e, por isso, as tradicionais saladas frias acabam sendo deixadas de lado. No entanto, em vez de procurar outra opção fit, que tal dar uma variada e sair do tradicional para apostar em uma versão quentinha?
Pensando nisso, e para ajudar quem gostou da ideia e não sabe como fazer o prato desse jeito, preparamos uma matéria especial com dicas para quem quer apostar em uma sala quente para ser a entrada do almoço ou do jantar. Vem conferir!
Passo 1: Cozinhe os legumes no vapor
Para que a receita funcione, não basta preparar a salada normalmente e, depois, apenas aquecer no micro-ondas e pronto: é importante seguir algumas dicas para impedir que os ingredientes não fiquem crocantes e ou que a comida perca seu sabor característico. O primeiro passo para preparar a salada é cozinhar todos os legumes no vapor. Escolha os de sua preferência – como batata, cenoura e beterraba, por exemplo – e a quantidade que achar melhor.
Passo 2: Aqueça a frigideira e coloque os vegetais nela
Depois de cozinhar os legumes, é hora de preparar os vegetais! O cuidado com esse passo é importante para que eles continuem crocantes mesmo depois de aquecidos. O truque é aquecer a frigideira com um pouco de manteiga ou um fio de óleo e o molho que foi escolhido para acompanhar a salada. Depois disso, é só cortar os vegetais – como brócolis, alface, couve ou qualquer outro que você deseje adicionar – em tiras e colocar tudo no recipiente para que fiquem quentinhos.
Passo 3: Adicione ingredientes extras na frigideira para deixar a salada mais saborosa
Assim como na salada fria, vale adicionar alguns ingredientes por cima dos vegetais que estão na frigideira para deixar a salada ainda mais saborosa. Você pode escolher os de sua preferência – como tomate, croutons, pimentão, cebola, pimentinha ou até queijo branco, que é uma opção mais saudável por ter poucas calorias. Feito isso, deixe-os esquentando bem.
Passo 4: Aposte em uma carne magra para o acompanhamento
Quando os vegetais e os ingredientes extras já estiverem quentinhos, já pode tirar tudo da frigideira e se preparar para servir. Mas, para terminar, vale preparar uma proteína para acompanhar a salada!
A dica aqui é apostar em carnes magras – ou seja, as que são mais leves e têm menos teor de gordura – para que o prato continue saudável como deve ser. O frango grelhado, por exemplo, é uma ótima opção! Além de ser perfeito para acompanhar refeições fit, ele também conta com várias vantagens para a saúde: faz bem para o coração, dá mais energia, diminui os riscos de Alzheimer e ainda ajuda a prevenir os riscos de câncer por ter agentes antioxidantes.