Sofre com cãibras? Saiba quais alimentos ajudam a evitar o problema
Cãibras na panturrilha, na perna e nos pés: quem nunca sentiu? A rápida e dolorosa contração do músculo pode surgir em várias partes do corpo e normalmente em situações inesperadas, como na hora de dormir, dentro do mar ou de uma piscina e até após fazer exercícios físicos. Também é comum que ela apareça sem avisar durante a gravidez ou devido a problemas de diabetes e doenças no fígado.
Quando o problema se torna constante e começa a atrapalhar a rotina, a recomendação é buscar ajuda de um médico para tratar. Contudo, os espasmos musculares muitas vezes estão ligados à falta de hidratação e sais minerais que podem ser encontrados em muitos alimentos. Veja quais são eles e comece a adicioná-los à sua alimentação!
Castanha, uva e aveia são alimentos ricos em magnésio
O magnésio é um mineral que beneficia a locomoção e estimula a fabricação de cartilagem, tendões, ligamentos e tecidos. Uma das principais causas da cãibra muscular é a deficiência desse mineral, além do potássio e cálcio. Por isso, a recomendação para quem sofre com esse problema é adicionar alimentos ricos em magnésio ao cardápio diário. Castanhas, uvas, aveia, grão-de-bico, soja e amendoim são algumas opções de alimentos ricos no mineral que podem ser acrescentados na sua dieta diária.
Alimentos ricos potássio ajudam a reduzir a reduzir as cãibras
A perda de potássio é uma das principais causas das cãibras. Normalmente a contração muscular acontece quando a quantidade de sódio e potássio enviada aos receptores cerebrais não é ideal. Sendo assim, a adição de alimentos ricos em potássio à sua alimentação pode ajudar a evitar os quadros constantes de dor. Confira alguns alimentos que contêm esse poderoso mineral:
Feijão, abacate e cenoura possuem grande concentração de potássio
Eles são alimentos bem diferentes, mas os três possuem boa concentração de potássio, e por isso podem ajudar a aliviar as terríveis cãibras musculares muitas vezes causadas pela falta desse nutriente. O feijão é um alimento de rotina para a maioria das pessoas, e a cenoura pode fazer parte da alimentação cozida, amassada ou crua na salada. Já o abacate nem sempre está no cardápio do brasileiro, e por isso talvez seja a novidade para muita gente. A fruta com baixo índice glicêmico pode ser consumida pura, como uma vitamina, com ovos, batida com cacau ou chocolate em pó no liquidificador ou até mesmo na salada.
Banana ajuda a relaxar os músculos
Se tem uma característica saudável pela qual a banana é conhecida, pode-se dizer que é pela boa dose de potássio que ela pode garantir. Por isso, inclusive, muitos nutricionistas indicam comer uma banana antes de fazer exercícios físicos. Além disso, ela também é ajuda a relaxar os músculos devido à sua concentração de triptofano, substância que estimula a produção de serotonina que, ao ser liberada no corpo, ajuda a relaxar a musculatura contraída.
Batata-doce pode ser consumida de diferentes formas
A batata-doce é um tubérculo cheio de benefícios para a saúde. O que muita gente não sabe é que ela também é fonte de potássio, mineral fundamental para evitar as contrações musculares. Você pode consumir esse alimento cozido, amassado ou assado em diversos pratos apetitosos ou sozinha.
Folhas verdes escuras possuem uma importante combinação de vitaminas e minerais
Rúcula, chicória e espinafre são verduras com tom verde escuro e são consideradas um time de peso para a saúde muscular, já que são ricas em magnésio, potássio, cálcio, ácido fólico, vitaminas A, C, K e fibras essenciais para o bom funcionamento do seu nosso organismo. Além do tradicional alface na salada, que tal acrescentar folhas verdes escuras?