Suco verde: 4 dicas para aproveitar melhor os benefícios da bebida
Todos sabem dos benefícios do suco verde, ou detox, para a saúde. Desde uma prazerosa e refrescante bebida do dia a dia, até seus diversos fatores nutricionais indispensáveis ao corpo, a iguaria é uma das melhores opções para uma dieta funcional, equilibrada e voltada para limpeza e desintoxicação do organismo. Contudo, o que muitos ainda desconhecem, é que para o seu melhor aproveitamento numa alimentação saudável, são necessários alguns cuidados simples, mas especiais.
A nutricionista Larissa Conte ressalta à importância nutricional do suco verde para o bom funcionamento e limpeza do organismo: “Para que o organismo nos ajude é preciso ajudarmos o organismo. O suco verde contribui para o trabalho de desintoxicação para deixar o corpo livre para receber o que de melhor os alimentos têm a nos oferecer. Funcionando de maneira regulada, a captação dos nutrientes fica maior, mais rápida e eficaz. Por isso, só um corpo limpo é capaz de aceitar novas dietas”, destacou.
Veja quatro dicas básicas para o seu suco verde!
– Vegetais: Procure se informar sobre os vegetais que podem ajudar a tornar o seu suco verde ainda mais poderoso. Use cada vegetal como um verdadeiro aliado da saúde! Se você sofre de retenção de líquidos, por exemplo, procure usar vegetais diuréticos como o talo de salsão, abacaxi ou, até mesmo, espremer uma laranja lima ao final do líquido. Para intestino presos, é recomendado o uso da laranja com bagaço. Acrescentar chia ao suco também ajuda muito. Já para o melhor funcionamento do metabolismo, uma boa opção é usar gengibre no suco e acrescentar, em vez de água, chá de hibisco ou chá verde (naturais).
– A hora certa: Nada melhor do que começar o dia para degustar essa bebida. O ideal é tomar o suco verde em jejum, cerca de 20 minutos antes de comer. Esse tempo é suficiente para que os nutrientes, fibras e minerais do suco sejam absorvidos, pois, de estômago vazio, os nutrientes são melhores absorvidos. Entretanto, nada impede que a iguaria seja consumida em outros horários e situações.
– Conservação: Pela praticidade e também para não jogar o saquinho de folhas fora (que estragam rápido), muitos optam por bater as folhas com um pouco de água para conservar. Contudo, dessa forma, alguns nutrientes se perdem. Uma boa opção é, pelo menos uma vez por semana, comprar os vegetais e só começar a bater e congelar quando os mesmos estiverem amarelados. Assim, utilize os cubos de gelo pelo resto da semana, até chegar o dia da reposição.