Tapioca engorda ou emagrece? Veja dicas de consumo e como incluir o alimento na rotina
Por ser um alimento versátil, que combina com muitas ideias de lanches rápidos e saudáveis, a tapioca costuma fazer parte da alimentação de muitas pessoas. Apesar disso, há dúvidas se a tapioca engorda ou emagrece.
Se você também se pergunta sobre isso, continue a leitura do texto e saiba mais sobre o valor nutricional da tapioca; se ela, afinal, engorda ou emagrece e o que engorda mais: tapioca ou pão?
Tapioca engorda ou emagrece?
A tapioca é um dos principais substitutos do pão e apresenta muitas vantagens. Além de ser versátil e pouco calórica, ela é composta por carboidratos simples e pode ter grande valia antes de fazer exercícios intensos, já que contribui para o aumento da energia.
Mas, afinal, tapioca engorda ou emagrece? A resposta depende do que você for incluir no seu recheio. Escolhas muito calóricas, como queijos gordurosos, podem contribuir para o ganho de peso. Se a tapioca for recheada com frango, verduras e legumes, aí sim, terá mais benefícios nutricionais.
Quem está de dieta pode comer tapioca?
Sim! Por não conter sódio, gorduras, nem glúten, a tapioca pode ser consumida por praticamente todas as pessoas – até mesmo celíacos e diabéticos.
A única ressalva é que ela deve ser ingerida moderadamente e com sementes (como chia, gergelim ou linhaça, além de proteínas magras, pois eles ajudam a controlar a velocidade de absorção dos carboidratos) pelo último grupo, já que os carboidratos simples elevam rapidamente o índice glicêmico.
Qual é o valor nutricional da tapioca?
A tapioca é um alimento rico em carboidrato – além de ser composto também por lipídios e fibras. Por isso, proporciona alguns benefícios para a saúde, com a melhora da disposição física e mental, aumento da saciedade e preservação dos músculos.
Considerando 60 gramas – isto é, três colheres de sopa – de farinha de tapioca, o alimento apresenta os seguintes valores nutricionais:
- valor energético: 145 calorias;
- carboidratos: 36 gramas.
É importante ressaltar que, a depender do modo de produção e da marca, os valores nutricionais podem variar. Por isso, ao comprar a tapioca, o mais indicado é ler os rótulos do produto para entender quais são os valores e os ingredientes adicionados naquele alimento específico.
O que engorda mais: pão ou tapioca?
Aos que pensam que tapioca engorda mais que pão, vale a reflexão: enquanto o pão francês tem cerca de 135 calorias por unidade, duas colheres de tapioca têm apenas 70 e já são suficientes para fazer uma receita saudável.
No entanto, é importante lembrar que a tapioca possui grandes quantidades de carboidratos. Por isso, deve ser consumida moderadamente e com recheios saudáveis, para que ajudem a aumentar o seu valor nutricional. Caso contrário, o alimento pode engordar tanto ou até mais do que o pão.
E a farinha de tapioca, engorda?
A farinha de tapioca é uma boa opção para substituir a goma, já que é feita com a raiz inteira que contém proteínas, nutrientes e fibras. Na goma, você encontra somente o amido extraído da fécula da raiz, que possui poucas vitaminas e minerais.
Porém, a forma e a quantidade utilizada da farinha de tapioca no dia a dia é que vai indicar se ela vai contribuir para o aumento de peso ou não. Assim, se esta for usada no preparo de comidas, como bolo e biscoitos, por exemplo, a tendência é que a farinha contribua para que a pessoa engorde.
Do mesmo modo, se for consumida em pequenas quantidades e preparada com ingredientes mais saudáveis, a farinha de tapioca pode ser menos calórica e mais benéfica para a saúde.
Como usar a tapioca para emagrecer?
Se você deseja emagrecer, a tapioca, com certeza, pode ser uma grande aliada em sua alimentação. Isso porque ela é uma ótima fonte de carboidrato, que ajuda a prolongar a saciedade. Mas, para que o seu consumo contribua para a perda de peso, o alimento deve ser ingerido em pequenas quantidades.
Além disso, o seu recheio deve ser composto por proteínas magras (como queijo branco, peito de peru e peito de frango, por exemplo) e/ou sementes (como linhaça, chia, gergelim, entre outros). Aqui vão algumas opções de recheio:
- queijo branco, cottage ou minas, orégano e tomate;
- abobrinha com cottage;
- atum;
- ovo com tomate;
- banana com iogurte;
- geleia;
- frango desfiado;
- frutas com granola.
Pode comer tapioca todos os dias?
Não. O ideal é que a tapioca seja consumida duas ou três vezes na semana, já que ele possui um índice glicêmico alto. Vale lembrar, ainda, que essa quantidade consumida pode variar, conforme a saúde e as necessidades nutricionais específicas de cada pessoa.
Como consumir tapioca?
O sabor da tapioca depende do que você escolher para o recheio. As geleias de frutas são um bom exemplo do que pode ser incluído nas versões mais adocicadas, além de frutas, chocolate, mel e melado de cana.
As receitas com tapioca, ovo mexido e cottage fazem parte da lista de opções salgadas, que são boas pedidas no café da manhã. Também tem outras formas de usar o ingrediente, como no preparo de biscoitos e aperitivos saudáveis. Confira as melhores receitas:
- Crepioca de espinafre, queijo cottage, tomate cereja e sementes de chia.
- Crocante de tapioca com chia.
- Tapioca de queijo branco, geleia de morango e sementes.
- Pão de queijo integral com chia.
Agora que você já sabe que a tapioca engorda ou não a depender do recheio, a verdade é que ela é incrível, né? Com a goma ou a farinha, é possível fazer as mais diferentes receitas e agradar a todo tipo de paladar. Além disso, se consumida em pequenas quantidades e preparada com ingredientes saudáveis, o alimento ainda pode trazer vários benefícios para a saúde, como mais disposição e menos fome ao longo do dia!
Agora que você já sabe de tudo isso, aproveite as receitas que trouxemos neste texto e prepare tapiocas deliciosas para saborear com os amigos e família.