Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de leite: Integral, semi-integral, zero lactose… Qual é o mais indicado?
Guia Culinário 15/12/2016

Tipos de leite: Integral, semi-integral, zero lactose… Qual é o mais indicado?

O leite é um alimento presente em todas as épocas da nossa vida. Desde quando nascemos até quando ficamos mais velhos, ele é um dos principais responsáveis pela ingestão de cálcio e outros minerais importantes em nosso organismo. E, cada vez mais, a bebida ganha tipos e novas variações: integral, semi desnatado, zero lactose e até de soja… Tem para todos os gostos e necessidades! Conheça as principais diferenças entre as versões e descubra qual tipo de leite é o mais indicado para a sua alimentação.

Segundo a nutricionista Luciana Novaes, nutricionista clínica, o que diferencia os tipos de leite, de origem animal, são as quantidades de gordura presente no líquido: “Por exemplo, o leite integral, gordura original do leite, padronizado (3% de gordura), semi-desnatado (1,5%) e desnatado (light, 0,5% máx)”, analisa a profissional que destaca as principais características de cada tipo de leite:

Conheça os tipos de leite e entenda suas diferenças

– Leite integral: Mais tradicional, a bebida não sofre processos químicos. O seu consumo é mais indicado para as crianças já que mais rico em nutrientes. “O leite integral possui maior teor de gorduras, é necessário em situações de desnutrição ponderal (baixo peso), auxilia a absorção de vitaminas lipossolúveis como a D, E, A e K”, explica Luciana Novaes.

– Leite semi desnatado: Assim é conhecido por sofrer um processo em que a gordura do leite é diminuída. Suas propriedades nutricionais são mantidas mas é mais benéfico para quem deseja perder peso de forma natural. Além disso, auxilia a absorção das vitaminas, com um controle para a ingestão de gorduras.

– Leite desnatado: Apesar de perder um pouco na quantidade de vitaminas, o leite desnatado ainda é o mais indicado para uma alimentação saudável. “É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio. É extremamente importante para controle da hipertensão arterial e doenças ósseas como a osteoporose“, finaliza a nutricionista.

Leite zero lactose: Essa bebida foi desenvolvida como alternativa para as pessoas que sofrem com a intolerância à gordura do leite ou desejam emagrecer. Possui todos os nutrientes e substâncias do leite integral e também é muito benéfico para a saúde e o bem-estar do nosso organismo.

– Leite padronizado: Esse tipo de leite, passa pelo mesmo processo do leite semi desnatado, porém, a sua quantidade de gordura permanece exatamente 3%. Com isso, o leite padronizado ainda possui uma maior quantidade de vitaminas e substâncias benéficas ao organismo do que o semi e o desnatado.

– Leite de soja: Livre de colesterol, com pouca gordura e muito nutritivo, a bebida chega como uma excelente alternativa para as pessoas que possuem intolerância ou alergia à lactose, a gordura do leite. O leite de soja é rico em fibras, vitaminas do complexo B e também possui cálcio, mesmo que em quantidade inferior ao leite de vaca.