Tipos de rúcula: conheça as variedades e os benefícios
A rúcula é uma folha verde de gosto único que está cada vez mais popular nas mesas dos brasileiros! Mas você sabia que existem diferentes tipos de rúcula disponíveis? E o melhor é que, seja qual for, essa folha oferece uma gama de benefícios para o corpo – seja atuando na melhora da digestão ou fortalecendo o sistema imunológico. A seguir, conheça quatro tipos de rúcula, desde a silvestre até a Donatella, e confira quais vantagens essas variedades podem trazer para a sua saúde. Por fim, aproveite para ver formas de inserir essa folha em diversos pratos e acerte sempre no sabor!
Quais são os tipos de rúcula?
Existem diferentes tipos de rúcula e, na prática, elas se diferem por características que podem ser notadas a olho nu, como o formato e tamanho das folhas, e/ou pelo paladar – já que elas têm sabores ligeiramente diferentes. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de rúcula:
– Rúcula cultivada: é o tipo de folha pequena e levemente arredondada, bastante tradicional no país. Seu amargor não é tão forte, mas é presente.
– Rúcula gigante: é a rúcula com folhas bem grandes e mais arredondadas, famosa por ter um sabor mais suave em termos de amargor e picância.
– Rúcula Antonella: tem as folhas em tom verde-escuro e possui folhas lisas em tamanho médio. Seu sabor é levemente picante e ela é super fácil de cultivar.
– Rúcula Donatella: tem características bem parecidas com a rúcula Antonella – é feita de folhas maiores e arredondadas.
– Rúcula silvestre: é o tipo com folhas mais finas e de aparência ‘recortada’, bem famosa na gastronomia de países como Itália, Estados Unidos e Austrália.
– Rúcula Rokita: tem folhas verdes bem brilhantes e aparência repicada. Ela tem sabor mais suave e é bastante aromática.
Rúcula: benefícios para a saúde incluem melhor funcionamento do intestino e sistema imunológico
Assim como existem vários tipos de rúcula, existem também diferentes benefícios da rúcula! Ela é fonte de nutrientes muito importantes como vitaminas A, K, C e folato, além de fornecer ao corpo minerais como ferro, potássio e cálcio. A rúcula também é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a proteger as células, reduzir inflamações e prevenir uma série de doenças como as do coração, diabetes e até mesmo câncer.
Além disso, é importante destacar os benefícios da rúcula especificamente nos quesitos:
- Melhora da digestão: por ser uma boa fonte de fibra dietética, a rúcula ajuda a manter a saúde do sistema digestivo. A fibra, na prática, também ajuda a promover a saciedade, o que pode ajudar a controlar o apetite e auxiliar na perda de peso.
- Fortalecimento do sistema imunológico: a vitamina C presente na rúcula ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do corpo contra infecções e doenças.
- Controle da pressão arterial: por conter nitratos naturais, que podem ajudar a diminuir a pressão arterial e melhorar a função cardiovascular, a rúcula é uma aliada da saúde do coração.
- Saúde dos ossos: além de ser uma fonte de cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e dentes, a rúcula fornece também a vitamina K – que ajuda na absorção de cálcio e contribui para a saúde óssea.
Como inserir a rúcula no cardápio do dia a dia
Ainda não sabe como inserir a rúcula no dia a dia para além das clássicas saladas? Fique sabendo que ela é tão versátil que pode, inclusive, ser adicionada a pizzas e sanduíches! Nesses pratos, ela traz frescor, crocância e um toque picante pra lá de interessante. Aproveite para ver algumas sugestões de como incorporar a rúcula em suas refeições:
- Sanduíches e wraps: experimente combinar a rúcula a ingredientes como frango grelhado, bacon, abacate, queijo e tomate em sanduíches – o sucesso é certeiro!
- Pizzas: adicionar folhas de rúcula fresca por cima da pizza já assada é uma ótima alternativa para deixar um toque de frescor em sabores de pizza como calabresa, mussarela, quatro queijos e outros;
- Molhos e pestos: se você processar as folhas de rúcula com azeite de oliva, alho, nozes ou castanhas, queijo parmesão e temperos a gosto terá um excelente molho pesto de rúcula para a acompanhar massas e carnes, viu?;
- Suco verde: a rúcula pode, sim, ser incluída em sucos verdes para uma dose extra de nutrientes na bebida! É só adicionar algumas folhas a combinações de frutas, legumes e água e bater tudo no liquidificador!