Veganos podem comer margarina? Veja alimentos que não parecem possuir leite
A diferença entre o vegetariano e o vegano é bem clara: enquanto o primeiro não consome carne, o segundo não tem em sua dieta nenhum alimento de origem animal. Pois é, pratos com leite, por exemplo, não estão permitidos. O grande problema é que esse ingrediente está mais presente na nossa alimentação do que a gente imagina, inclusive em algumas comidas na qual em geral acreditamos que ele não aparece, como é o caso da margarina.
Margarina não é apenas gordura hidrogenada
Margarina ou manteiga? Mesmo sem saber o motivo, é bem possível que você tenha ficado com a segunda opção. Afinal, a manteiga costuma ser associada a uma alimentação um pouco mais natural. Isso ocorre a margarina foi criada para ser justamente uma versão mais barata da manteiga, e hoje é produzida a partir de gorduras vegetais. Depois, ela passa por um processo chamado hidrogenação, e por isso ela é conhecida por ser gordura hidrogenada, que nada mais é do que a tão temida gordura trans. Só que entre os ingredientes utilizados no seu preparo está o leite, o que significa que, por mais que ele apareça em uma quantidade muito inferior à da apresentada na manteiga, ainda assim a margarina deve ser evitada por veganos.
Molho para salada mistura temperos e condimentos
Tudo bem que mostarda e mel não é uma opção para veganos, já que as abelhas são responsáveis pela confecção do ingrediente adocicado, mas isso não significa que esse seja o único molho que deva ser evitado. Afinal, é bem comum encontrar em mercados molhos prontos para salada, e eles chamam a atenção para seus ingredientes principais, que em geral são temperos e condimentos. Mas por mais que esses alimentos possam ser consumidos por veganos, o molho em si deve ser evitado, já que possui sim traços de leite em seu preparo. Na dúvida fique atento ao rótulo da embalagem e certifique-se de que não há nenhum produto de origem animal na sua composição.
Achocolatados podem ter leite na fórmula
Se o achocolatado é adicionado ao leite, isso significa que ele não possui a bebida em sua fórmula, certo? Bem, mais ou menos. De fato, o achocolatado é produzido a partir do cacau, que pode ser consumido por veganos, especialmente em sua forma in natura, que é muito benéfica para o corpo. O problema é que no processo de fabricação muitas vezes o produto acaba tendo contato com ingredientes que têm o leite em sua composição, e, portanto, possui traços da substância. Uma boa alternativa é buscar a alfarroba em pó, que é considerada uma substituta do cacau por também ser adocicada. Mas de qualquer forma, sempre olhe antes o rótulo da embalagem para ter certeza que o produto pode ser consumido por veganos.
Licor não é produzido apenas com álcool e frutas
Os principais ingredientes do licor são o álcool e as frutas, mas algumas variações da bebida contêm leite na sua composição. De qualquer maneira, mesmo se ele estiver ausente, o xarope costuma estar incluído, e é bom lembrar que boa parte deles é produzida a partir do mel, que também está de fora da alimentação de veganos. Portanto, o ideal é realmente evitar o consumo de licor, ainda mais porque ele possui quantidades significativas de álcool, que não é nada saudável. Lembrando que drinques não alcoólicos podem ser ótimos substitutos para a bebida.
Sopa instantânea pode conter traços de leite
Mais uma vez aqui a presença de leite não se trata de uma regra, mas ainda assim é algo que ocorre com frequência. Afinal, por mais que a sopa seja uma mistura de legumes e água, ao passar pelo processo industrial para se tornar uma sopa instantânea ela acaba muitas vezes recebendo traços de produtos lácteos, como creme de leite. Neste caso, a melhor opção é preparar a sopa em casa, ainda mais porque dessa forma é possível aproveitar melhor os benefícios de cada ingrediente utilizado na receita.