Vida sem pão: como celíacos podem substituir o alimento na dieta diária
Celíacos – ou seja, intolerantes ou alérgicos ao glúten – precisam seguir uma dieta regrada para ficarem bem longe de todos os alimentos que contam com essa substância. Dentre eles, está o pão, que é a estrela principal do café da manhã e do lanche da maioria das pessoas. No entanto, para a alegria de quem tem esse problema, é possível fazer substituições no cardápio para que não seja necessário sofrer tanto com essa restrição. Confira nossa lista com 5 opções:
1 – Tapioca
Uma das melhores opções para substituir o pão no café da manhã e no lanche da tarde é a tapioca! Além de ser livre de glúten, ela tem poucas calorias, é rica em fibras e proteínas, e ainda garante um cérebro ativo por ser fonte de vitamina K.
Versátil, ela tem a vantagem de combinar com qualquer tipo de recheio – desde queijo minas com requeijão light a uma opção doce, como banana e mel, por exemplo.
2 – Minicenouras
As minicenouras também aparecem como uma boa pedida para a dieta dos celíacos. Além da praticidade de poder ser levada na bolsa sem ocupar muito espaço, ela aumenta a saciedade do organismo por ser rica em fibras e pode funcionar como um snack, substituindo as torradas com glúten na hora das refeições. Além do consumo puro, elas caem bem com patês, queijo cremoso, requeijão e até com guacamole.
3 – Couve-flor
Couve-flor para substituir o pão na dieta sem glúten? Sim! É que por ter a consistência mais firme, ela pode ser usada em diferentes preparações que vão além da salada – como um pão sem farinha de trigo, por exemplo. Para isso, você vai precisar cortar o vegetal em cubos, moer em um processador e preparar uma mistura com ovos, cebolinha, parmesão e sal e pimenta a gosto. Depois, é só fritar a massa na frigideira – com pouco óleo para que fique mais saudável – e pronto!
4 – Tempeh
Surgido na Indonésia, esse alimento é perfeito para substituir pães nas refeições dos celíacos. Isso porque ele tem uma aparência e consistência bem próximas ao do alimento, mas é livre de glúten por ser preparado a partir da fermentação da soja. É uma boa opção para o café da manhã e para a preparação de sanduíches.
5 – Berinjela ou tomate
Uma opção inusitada é usar vegetais para substituir o pão nos sanduíches – como a berinjela e o tomate, por exemplo. Nesse caso, em vez de fazerem parte do recheio, eles ficam na parte de fora sustentando tudo o que tradicionalmente iria dentro das fatias de pães.
Para fazer isso, é só cortar duas rodelas grossas e usar sua criatividade e gosto pessoal para definir o recheio. Seu café da manhã ou lanche da tarde vai ficar ainda mais saudável!