Vinagre balsâmico faz bem: confira seus benefícios
Produzido a partir do sumo de uvas especiais, o vinagre balsâmico passa por um longo processo de fermentação que se assemelha aos vinhos. A técnica pode levar anos, mas tudo isso é necessário para maturar o ponto ideal, concentrando todo o sabor, coloração e aroma típicos do vinagre balsâmico. Ele é um tipo de vinagre muito popular na Itália, onde leva o nome de aceto balsâmico, e tem características únicas: além do sabor agridoce e aroma inconfundível, ele possui uma coloração mais escura. O vinagre balsâmico combina muito bem com diferentes tipos de salada, mas também harmoniza com carnes, peixes, massas e até mesmo sobremesas, acentuando o sabor do prato. Ficou curioso para conhecer os benefícios do vinagre balsâmico? É só continuar lendo!
Vinagre balsâmico melhora a digestão
Além de dar um toque especial nas receitas, o vinagre balsâmico faz bem para a flora intestinal por vários motivos. Assim como outros tipos de vinagre, ele facilita o processo digestivo por conta da acidez que estimula a produção de suco gástrico e, consequentemente, melhora a digestão. O que poucas pessoas sabem, porém, é que o vinagre balsâmico também contém probióticos em sua composição, que são microrganismos muito benéficos para a saúde intestinal. Eles ajudam a regular a absorção de nutrientes e melhoram o sistema imunológico, combatendo vários problemas de saúde.
Diminui o colesterol ruim e controla o nível de açúcar no sangue
O vinagre balsâmico contém substâncias antioxidantes que são chamadas de polifenóis. Essas substâncias, por sua vez, ajudam a inibir a ação de toxinas que elevam o nível do colesterol ruim (LDL) no organismo. Sendo assim, o consumo de vinagre balsâmico ajuda a manter a estabilidade do colesterol e evita o entupimento das artérias. Além do mais, esse tipo de vinagre também controla o nível de açúcar no sangue até 5 horas após sua ingestão. Isso acontece porque, segundo pesquisas, o vinagre balsâmico faz com que as taxas de açúcar no sangue subam lentamente depois da refeição, sem causar grandes impactos no organismo do indivíduo, e por isso é muito indicado para pacientes diabéticos.
Vinagre balsâmico faz bem para a saúde da pele
Um dos grandes benefícios do vinagre balsâmico é que, além de fazer muito bem para o organismo no geral, ele também faz muito bem para a saúde da pele. O motivo para isso é simples: por ser muito rico em antioxidantes, o vinagre balsâmico é capaz de combater radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, rugas e outras marcas da idade. Por isso, quem deseja ter uma pele muito mais saudável, bonita e firme, não pode deixar o vinagre balsâmico de lado. Mas atenção: é importante que o vinagre seja consumido durante a alimentação. A aplicação direta na derme pode causar manchas devido a coloração escura do produto.
As baixas calorias são perfeitas para quem quer emagrecer
O que não faltam são motivos para incluir o vinagre balsâmico na sua dieta, mas para quem procura uma alimentação balanceada e com poucas calorias, esse é o melhor aliado possível. Para se ter uma ideia do baixo valor calórico do ingrediente, uma colher de sopa de vinagre balsâmico tem aproximadamente 15 calorias, enquanto uma colher de azeite chega a 100. Isso quer dizer que, além de tudo, o produto é ideal para quem deseja perder peso – mas vale lembrar que o vinagre não funciona sozinho, então cuide sempre da sua alimentação e procure fazer exercícios físicos.
O vinagre balsâmico pode ser usado em saladas e outras receitas
Agora que você já sabe todos os benefícios do vinagre balsâmico, chegou a hora de descobrir como incluir esse ingrediente no seu cardápio. Geralmente, ele é utilizado para temperar saladas ou no preparo de molhos, mas você também pode usar a sua criatividade para utilizá-lo. O vinagre balsâmico combina com muitas receitas, como peixes e carnes, mas também é super indicado para fazer algumas sobremesas porque ele ajuda a acentuar o sabor de outros ingredientes.