Xarope de beterraba para tosse, anemia e pressão alta: veja como fazer e conheça TODOS os seus benefícios
A beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais – como vitamina C, vitamina B6, magnésio, ferro, entre outros. Versátil, o alimento pode ser consumido em sopas, sucos, saladas e também na forma de xarope, promovendo, desse modo, muitos benefícios à saúde.
O xarope de beterraba, em especial, é muito indicado para quem sofre com problemas nas vias respiratórias, já que o vegetal possui ação anti-inflamatória. Confira o texto a seguir e saiba mais para que serve, os seus benefícios e quatro receitas ensinando como fazer xarope de beterraba.
Para que serve o xarope de beterraba?
Devido às propriedades nutricionais do vegetal, o xarope de beterraba pode ser indicado para tratamento de diversos problemas de saúde, como:
- tosse;
- asma;
- bronquite;
- gripes;
- resfriados;
- anemia;
- pressão alta.
Quais os benefícios do xarope de beterraba?
O xarope de beterraba, quando combinado com outros ingredientes, torna-se um concentrado rico de nutrientes. Veja, a seguir, as principais vantagens do xarope de beterraba:
1. Aumenta a resistência imunológica
Devido à presença de nitratos e também de vitamina C em sua composição.
2. Melhora o desempenho físico
Isso porque a beterraba é rica em nitratos, potássio e cálcio, os quais contribuem para maior oxigenação dos músculos e manutenção da saúde das fibras musculares.
3. Combate o envelhecimento precoce
Graças à vitamina A presente na beterraba, o xarope combate o envelhecimento precoce da pele e dos ossos.
4. Mantém a qualidade da visão
A vitamina A no vegetal também contribui para manter a integridade da visão.
5. Ajuda a regular a pressão arterial
Os nitratos presentes no alimento atuam diretamente no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que ajuda a regular a pressão arterial.
6. Contribui para a desintoxicação do fígado
Com a betaína presente em sua composição, a beterraba ajuda a desintoxicar o fígado e a liberar as toxinas do corpo.
Leia mais: Aprenda a fazer suco de beterraba
Por quantos dias pode tomar xarope de beterraba?
Apesar de o xarope de beterraba ser muito nutritivo e promover diversos benefícios para o organismo, o seu consumo deve ser moderado. Afinal, algumas das formas de preparo da bebida levam açúcar, mel ou rapadura – e quando consumidos em grande quantidade podem acarretar problemas de saúde.
Nesse sentido, de acordo com especialistas, o indicado para adultos (exceto diabéticos e mulheres grávidas – no caso de xarope de beterraba com mel) é uma colher de sopa três vezes ao dia, até desaparecerem os sintomas. Já para as crianças com mais de um ano, deve-se tomar uma colher de chá até três vezes ao dia.
Como fazer o xarope de beterraba?
O xarope de beterraba pode ser feito de diferentes formas. Aqui, vamos te ensinar quatro receitas muito fáceis de fazer, acompanhe:
1. Xarope de beterraba com açúcar
Esse xarope é indicado para pessoas que apresentam tosse, anemia ou pressão alta.
Ingredientes:
1 beterraba crua;
2 colheres de sopa de açúcar demerara.
Modo de preparo:
Lave a beterraba e corte-a em fatias finas. Depois, coloque-as em um recipiente e, em seguida, misture o açúcar ao vegetal cortado. Espere a mistura descansar por 24 horas e, então, por fim, retire a parte líquida e beba o xarope.
2. Xarope de beterraba com mel
O xarope de beterraba com mel é muito bom para quem está gripado, resfriado e com tosse.
Ingredientes:
1 beterraba crua;
2 colheres de sopa de mel.
Modo de preparo:
Lave a beterraba e corte-a. Em seguida, coloque-as em um pote e misture com o mel. Após a combinação descansar por 24 horas, retire a parte líquida e beba a bebida.
3. Xarope com gengibre
Outra opção para quem está com sintomas de tosse, gripe ou resfriado é o xarope com gengibre. No entanto, a bebida é contraindicada para pessoas que tomam remédios anticoagulantes, já que o gengibre pode causar ou aumentar sangramento e/ou hemorragia.
Ingredientes:
1 beterraba crua;
1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
1 xícara da raiz de gengibre sem casca fatiado;
85 g de açúcar;
100 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água com o açúcar. Em seguida, espere o açúcar se dissolver completamente. Depois, desligue o fogo, adicione a beterraba cortada, o gengibre, a canela e continue a mexer. Deixe ferver mais um pouco e, então, guarde o líquido em um frasco de vidro. Aguarde a mistura descansar por 24 horas para depois consumir o xarope.
4. Xarope de beterraba com rapadura
O xarope de beterraba com rapadura é indicado para quem sofre com anemia.
Ingredientes:
½ xícara de chá de água;
1 beterraba crua;
1 xícara de chá de rapadura picada.
Modo de preparo:
Coloque em uma panela a água, a rapadura e as beterrabas cortadas. Deixe a mistura ferver por 15 minutos. Por fim, espere o xarope esfriar um pouco, coe e tome a bebida.
Como você pode notar, o xarope de beterraba é ótimo para tratar de problemas das vias respiratórias e também de anemia, pressão alta, entre outros.
Entretanto, vale lembrar, que o remédio natural não substitui o tratamento receitado por um médico. Do mesmo modo, caso você esteja consumindo o xarope e os sintomas continuem persistindo, não deixe de buscar ajuda profissional, ok?