5 dicas para fazer uma marmita saudável
Alimentar-se fora de casa não é missão das mais fáceis, principalmente quando queremos manter uma dieta eficaz, equilibrada, e voltada a todas as nossas necessidades nutricionais. Para isso, o uso das tradicionais marmitas torna-se indispensável para o dia a dia, em que buscamos equilibrar as tarefas cotidianas, com a sensação de bem-estar e cuidados com a saúde.
Além de práticas e econômicas, as marmitas podem ser grandes aliadas à qualidade de vida. Basta seguir algumas orientações e ajustar a uma alimentação adequada. A nutricionista Dafne Oliveira, especializada em nutrição funcional, apresenta as melhores maneiras para preparamos uma marmita saudável.
“Pelo fato da marmita ser uma refeição caseira, fica muito mais fácil controlar a ingestão de sal, gordura, aditivos químicos (como esses caldos de carne, temperos, etc ) e carboidrato. Assim, é muito mais saudável do que almoçar em qualquer restaurante”, destacou a profissional, que tem um site especializado sobre nutrição funcional.
5 dicas para fazer uma marmita saudável
1) Recipiente: Use sempre pote de vidro. O plástico, ao ser aquecido, contamina os alimentos com ftalatos e bisfenol, e os mesmos, além de serem cancerígenos, também favorecem o estoque de gordura no nosso corpo.
2) Divisão: A fim de montar uma refeição mais completa, divida sua marmita em 2 potes: um com salada crua e outro com o prato a ser aquecido. Dessa forma você não deixa de ter sempre a saladinha como entrada.
3) Composição da salada: “Brinque” com as cores na hora de montar a salada! Capriche na quantidade de folhas e adicione legumes diferentes.
4) Composição do prato quente: Escolha uma opção de carboidrato integral, uma proteína magra e legumes refogados como guarnição. A quantidade e tipos dependerão do objetivo e do corpo cada um.
5) Aquecimento: Em casos de não ter micro-ondas ou outro meio para aquecer sua refeição, prepare uma salada completa. Insira no pote da salada um carboidrato integral que seja gostoso de consumir frio, como o tabule de quinua e uma proteína, como frango desfiado, atum ou sardinha.
Opções de cardápio saudável
Opção 1
Salada: Alface americana, tomate, cenoura ralada e beterraba ralada.
Prato quente: Arroz, feijão, couve refogada e carne cozida.
Opção 2
Prato frio: salada de folhas variadas, tomate, cenouras, grão de bico, milho cozido, croutons e atum.
Opção 3
Legumes cozidos: cenoura, brócolis, couve flor e berinjela.
Prato quente: macarrão integral e filé de frango grelhado.
Opção 4
Arroz de forno: arroz, molho de tomate fresco, frango desfiado, ervilha, cenoura em cubinhos,
brócolis, champignon.
Opção 5
Sanduíche: pão integral, queijo cremoso, rosbife, alface, rúcula e erva-doce picada.