5 frutas com caroço que você pode comer integralmente
Na maioria das vezes, as pessoas têm o hábito de descartar os caroços (também chamados de sementes) das frutas, consumindo apenas a polpa. Mas você sabia que o caroço, em alguns casos, pode ser até mais nutritivo (ter um teor mais alto de fibras, por exemplo) que a própria fruta? Para te incentivar a aproveitar todas as partes dos alimentos – desde as cascas até as sementes -, nós preparamos uma matéria com 5 frutas com caroço que podem ser consumidas integralmente. Vale a pena conferir!
1. Mamão é rico em fibras, vitaminas A, C e pode ser usado integralmente no preparo de bebidas, saladas e doces
Além de ser uma fruta rica em fibras (indicadas para melhorar o trânsito intestinal) e vitaminas A e C (que cumprem ação antioxidante e melhoram a imunidade e a saúde dos olhos), o mamão é bem versátil e pode ser aproveitado por inteiro. Você pode usar a polpa para fazer sucos, smoothies, geleias ou até mesmo uma receita de doce de mamão (feita através do cozimento da fruta com água, açúcar de coco, cravo e canela). As sementes do mamão, para quem não sabe, são repletas de vitaminas, fibras, minerais e podem ser usadas para incrementar saladas, granolas ou até mesmo caldos e sopas.
A casca da fruta, por sua vez, é ótima para fazer bolos – neste caso, você deve cozinhá-la em uma panela com água e, em seguida, bater no liquidificador para usar no preparo da massa. O doce de casca de mamão também é uma opção diferentes de sobremesa e é superfácil de fazer: leve as cascas picadas para cozinhar em uma panela com água (até quase desmanchar), depois peneire e transfira para outra panela, adicione açúcar (de coco ou demerara) e cozinhe até caramelizar. O resultado fica dos deuses!
2. Melancia tem ação diurética, ajuda a hidratar e pode ser completamente aproveitada
Que tal apostar em receitas que usem a melancia em sua totalidade? Essa fruta tem um alto teor de água – ou seja, é ótima para hidratar o organismo – e apresenta ação diurética, auxiliando na limpeza do organismo. Além disso, a melancia é fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras que ajudam a garantir equilíbrio ao organismo. Para usufruir de todos os benefícios da fruta, a nossa sugestão é consumir a polpa in natura (ou usar para fazer suco, frozen, sorvete e doces) e também usar as sementes para temperar saladas, iogurtes ou até mesmo incrementar snacks. A casca da melancia também é muito nutritiva e pode ser usada no preparo de sucos ou até mesmo de farofas saudáveis – como as feitas com aveia, cenoura ralada, cebola, castanhas e temperos. Neste caso, basta cortar a casca da melancia em pedaços bem pequenos e acrescentar na farofa.
3. Uva é rica em antioxidantes, fibras e pode ser consumida in natura junto com o caroço
Você sabia que comer caroço de uva faz bem? Essa fruta, assim como a melancia, é bem hidratante e altamente nutritiva – rica em vitaminas (A, C e E) e minerais (potássio, cálcio e ferro) que são essenciais para a saúde dos sistemas cardiovascular, digestivo e imunológico. O caroço da uva, em especial, também é rico em fibras e flavonoides (substâncias antioxidantes) que ajudam a manter o organismo sempre fortalecido. No dia a dia, você pode consumir as uvas in natura integralmente ou usá-las para o preparo de sucos e saladas.
4. Maracujá pode ser usado integralmente no preparo de sucos, cremes e molhos
Quem nunca comeu mousse de maracujá com as sementes em cima? Além de ser rico em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, o maracujá fornece sementes bem nutritivas – fontes de fibras insolúveis e substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde do intestino e do organismo como um todo. Tanto a polpa quanto as sementes da fruta podem ser consumidas in natura, usadas no preparo de sucos, cremes e até molhos para carnes.
A casca do maracujá, por sua vez, é rica em proteínas, fibras, minerais e é muito indicada para o preparo de doces. Para começar, corte as cascas em tiras, leve-as para cozinhar em uma panela com um pouco de água, açúcar demerara e um pau de canela e deixe caramelizar. Depois, acrescente o suco da polpa da fruta e deixe ferver por mais uns minutos. Sirva gelado e prontinho!
5. Abacate é ótimo para preparar vitaminas e possui um caroço bem nutritivo
Muita gente não sabe, mas o abacate também é um alimento que pode ser consumido integralmente – em forma de creme, vitamina, smoothie ou até mesmo guacamole. Por ser rico em ácidos graxos, fibras e outros nutrientes, o caroço da fruta pode (e deve) ser processado, ralado e usado para incrementar iogurtes, molhos, saladas ou até receitas de farofas saudáveis. A casca tem forte ação antioxidante e pode ser usada junto com a polpa no preparo de saladas verdes ou até mesmo chips (neste caso, basta cortar o abacate em fatias finas, temperar e levar para assar). Essa fruta se destaca por ter alto teor de gorduras benéficas (que contribuem para a saúde do coração) e de minerais como o potássio e o cálcio. Que tal experimentar receitas novas com o abacate?