Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 18/02/2021

6 motivos para consumir chá de chia e como prepará-lo

Rica em fibras alimentares, ômega 3 e minerais importantes, a chia é uma semente altamente nutritiva geralmente usada em dietas restritivas, já que é indicada para quem precisa perder peso e regular o intestino no dia a dia. Mas você sabia que ela também pode ser usada no preparo de chás medicinais? Além de ter efeitos terapêuticos, essa bebida é simples de preparar e pode ser consumida diariamente. Para te incentivar a incluí-la na dieta, nós listamos 6 motivos para tomar chá de chia e como prepará-lo de forma correta. Vale a pena conferir!

Quais são os principais benefícios do chá de chia?

Por ser feito a partir de uma semente rica em nutrientes, o chá de chia apresenta uma série de propriedades medicinais e pode ser usado para diferentes fins. Confira 6 motivos para incluir essa bebida na dieta:

1. Ajuda na perda de peso e a regular o intestino

O grande diferencial do chá de chia é que ele ajuda no processo de emagrecimento, pois contém um alto teor de fibras e substâncias detox responsáveis por desinchar o corpo. Além disso, essa bebida é muito indicada para regular o intestino e o aparato digestivo – evitando problemas como prisão de ventre, por exemplo. Uma boa dica, inclusive, é consumir esse chá antes das refeições para aumentar a saciedade.

2. É fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce

O chá de chia fornece uma grande quantidade de flavonoides (compostos antioxidantes) que combatem a ação dos radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento precoce. Quando consumido a longo prazo, esse tipo de chá faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e ajuda a manter o organismo em equilíbrio.

3. Faz bem para a saúde do coração e do cérebro

Por conter um alto teor de ômega 3 (ácido graxo essencial) e vitaminas do complexo B, o chá de chia também é considerado um grande aliado para a saúde do coração e do cérebro. Ele ajuda a prevenir doenças cardíacas, contribui para o controle do colesterol (aumenta os níveis de HDL e diminui os de LDL) e, ao mesmo tempo, fornece nutrientes indispensáveis para as funções cognitivas do corpo.

4. É indicado para a dieta de diabéticos

Você sabia que o chá de chia também pode ajudar no controle do índice glicêmico? Isso porque ele tem um alto teor de fibras alimentares que aumentam a saciedade e ajudam a controlar a quantidade de glicose no sangue.

5. Fortalece o sistema imunológico e purifica o organismo

Além de ter um alto teor de fibras, o chá de chia também fornece vitaminas, antioxidantes e minerais (como o zinco e o selênio) que são importantes para o sistema imunológico. Por isso, inclusive, a bebida pode ser uma grande aliada para prevenir gripes, resfriados e até possíveis inflamações. As vitaminas do complexo B, por exemplo, ajudam a fortalecer a imunidade e apresentam ação anti-inflamatória.

6. Tem alto teor de cálcio e outros minerais importantes

Outro grande benefício do chá de chia é que ele contém um alto teor de sais minerais: cálcio, ferro, magnésio, zinco, cobre e outros que contribuem para a saúde dos ossos, músculos, dos sistemas nervoso e imunológico. Por isso, é muito indicado incluir essa bebida na alimentação para equilibrar a quantidade de nutrientes ingeridos.

Como fazer chá de chia?

Para usufruir bem de todos os benefícios do chá de chia, a principal dica é consumir a bebida ainda fresca – ou seja, o ideal é que você prepare na hora que pretende tomar. Além disso, vale a pena evitar colocar açúcar e adoçantes artificiais. Confira uma receita bem simples:

Ingredientes

– 300 ml de água

– 2 colheres de sobremesa de sementes de chia

– Mel a gosto para adoçar (opcional)

Para preparar, comece colocando a água e a chia em uma panela. Deixe no fogo e, quando começar a ferver, marque 2 minutos. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Depois, basta coar e servir na xícara. Você pode acrescentar um pouco de mel para adoçar e prontinho!

Obs.: Para tornar o chá ainda mais nutritivo, uma boa dica é acrescentar um pouco de sumo de limão à receita – ingrediente rico em vitamina C e agentes antioxidantes.