Açaí: como aproveitar esse lanche de forma pouco calórica?
O açaí é uma fruta original da Amazônia e rica em vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios para a saúde. Ela é muito popular em lanches por todo o país, especialmente sua versão mais doce, batida com xarope de guaraná e outras frutas. Mas, apesar dos benefícios, a fruta é evitada por pessoas que buscam a perda de peso, já que ganhou a fama de ser muito calórica. Afinal, o açaí é mesmo uma bomba calórica ou existem formas de consumi-la com menos calorias? Confira!
Por que o açaí tem essa fama?
Na verdade, a polpa do açaí não é tão calórica quanto se pensa: 100 gramas de polpa da fruta têm, em média, 60 calorias. É o xarope de guaraná – e os outros ingredientes, como frutas, granola e, até mesmo, paçoca – que deixam esse lanche tão calórico. Apenas adicionando o guaraná, 100 gramas do lanche já passam a ter 110 calorias – quase o dobro da polpa. Já uma tigela de 500 gramas da fruta batida com banana e xarope de guaraná chega a ter 700 calorias. Por isso, ela é evitada por tantas pessoas que seguem dietas de emagrecimento. Mas essa restrição pode ser um erro, já que o açaí traz benefícios para quem quer emagrecer.
Como consumi-lo com poucas calorias?
Se o seu objetivo é a perda de peso, você não precisa abrir mão do sabor e dos benefícios do açaí. Só é preciso mudar um pouco a forma de consumi-lo. Como o xarope de guaraná é rico em calorias e açúcares, o ideal é deixar esse ingrediente de lado na hora de preparar o lanche. Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.
Conheça os benefícios do açaí
O açaí é ideal para a refeição pré-treino de pessoas que praticam exercícios físicos, já que fornece a energia necessária para o organismo. Seu poder antioxidante ajuda a combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular e o efeito anti-inflamatório pode auxiliar na perda de peso, já que as inflamações estimulam a proliferação de células de gordura. Além disso, a presença de fibras ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo e diminui o apetite. Essa fruta também controla os níveis de colesterol no sangue, já que é rica em gorduras poli-insaturadas, como o ácido oleico.