Mel pode substituir o açúcar? Saiba como adoçar a alimentação de forma saudável!
Que o mel é naturalmente docinho, isso todo mundo sabe, mas, será que ele pode ser uma alternativa para trocarmos o açúcar refinado em nossa alimentação? Altamente nutritivo, ele é tão poderoso que pode sim substituir os adoçantes industrializados com a mesma eficiência de sabor e, claro, de forma muito mais saudável. Veja como incluir o mel no seu dia a dia!
Quando o assunto é adoçar a vida, resistir aos doces pode parecer impossível. Por isso, é preciso procurar alternativas saudáveis e nutritivas para acrescentar na sua alimentação e substituir o açúcar branco. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, o mel pode ser adicionado em diversos momentos do nosso dia, substituindo o açúcar ou o adoçante, já que é fonte de energia e tantos outros nutrientes. Além disso, é o único alimento doce capaz de fornecer vitaminas e minerais, proporcionando o bem-estar e nutrindo o nosso organismo:
“Você pode utilizar um colher de sopa para adoçar bebidas, colocar no iogurte, em uma porção de granola e em diversas frutas. O recomendado é colocar no máximo uma colher de sopa de mel por dia e o ideal é você se acostumar com o doce natural dos alimentos e ir diminuindo a quantidade aos poucos, chegando a colocar apenas um fiozinho de mel”, explica a profissional destacando os benefícios do mel:
4 benefícios do mel orgânico para a saúde
1 – Aumenta a imunidade: Fonte de poderosos agentes antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio e vitaminas A, do complexo B e C, o mel é um alimento essencial para proteger o nosso sistema imunológico, deixando organismo livre de gripes, resfriados e outras enfermidades.
2 – Possui efeito expectorante: Devido à sua ação antibactericida, o alimento ajuda no tratamento das vias aéreas, tornando o sistema respiratório saudável, livre de tosses e doenças crônicas como bronquite e asma, por exemplo. Outro destaque é a sua eficácia para descongestionar a via nasal.
3 – Auxilia na digestão: O alimento possui uma função conhecida como prebiótica, responsável pelo crescimento da microbiota intestinal. Por isso o mel favorece o bem-estar do intestino e melhorando a absorção de nutrientes.
4 – Melhora a prisão de ventre: O açúcar encontrado no mel é a frutose, por isso, ao adicionar o alimento no seu dia a dia, ele auxilia o trânsito intestinal, favorecendo às pessoas que sofrem com a prisão de ventre e outros problemas intestinais.
Algumas recomendações e cuidados na hora de adoçar com mel
A nutricionista Carolina Xavier, destaca alguns cuidados necessários para tornar o mel um ingrediente essencial para o seu dia. Confira:
– O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Ele se torna mais saudável por conter mais nutrientes.
– Pessoas diabéticas devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. “O açúcar do mel é um dos tipos de carboidratos que o diabético deve evitar”, analisa a profissional.
– Não é recomendado o uso do mel para crianças menores de 1 ano de idade, pois sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro.