Alimentação orgânica combate doenças: Proteja sua família dos agrotóxicos!
Ser orgânico é ser saudável! Uma experiência inusitada, realizado na Suécia, mostrou como simples mudanças de hábitos e uma reeducação alimentar, através de produtos livres de ações químicas, são essenciais para a nossa qualidade de vida. Em parceria com o Instituto Sueco de Pesquisa e Meio Ambiente (ILV), um tradicional supermercado do país, famoso por comercializar produtos orgânicos, promoveu um desafio em família: controlar a alimentação por três semanas. Os resultados foram surpreendentes!
Na ação, que tornou-se vídeo “viral” na internet, a família “Palmbergs” -uma tradicional família sueca composta por pai, mãe, duas filhas e um filho-teve a alimentação controlada em duas fases distintas: durante a primeira semana, com a alimentação costumeira, ingerindo normalmente os alimentos industrializados, e, depois, nos 14 dias restantes, apenas com o consumo de orgânicos. De acordo com os testes, nesse último período, os níveis dos pesticidas (agrotóxicos) nos organismos foram reduzidos em mais de seis vezes!
Alimentos orgânicos serão prioridade na família
No vídeo, a Sra. Plambers, Anette, destacou as mudanças sentidas com os novos hábitos alimentares. A partir de agora, segundo ela, os alimentos orgânicos serão prioridades em sua família: “Acima de tudo, você pensa nas crianças. Houve uma grande quantidade de químicos removido do organismo dos meus filhos. E eu não os quero de volta”, comentou.
Para o acompanhamento, o Instituto realizava testes diários de urina para que se pudesse verificar os níveis de químicos presentes nos organismos. Embora o próprio ILV afirme que a quantidade de pesticidas encontrada durante a primeira semana ainda estivesse dentro dos limites toleráveis pelos órgãos de saúde, a entidade mantém-se ciente do ainda pouco conhecimento da ciência sobre a interação desses químicos e os seus efeitos no corpo.
“Alimentar-se com orgânicos reduz os níveis de vários químicos e substâncias às quais somos expostos por meio do que comemos. Isso, por sua vez, reduz o risco de impacto e a combinação de seus efeitos a longo prazo. Escolher produtos orgânicos também ajuda a reduzir a presença de químicos no meio ambiente e protege aqueles que trabalham no cultivo de frutas e vegetais”, argumentou um dos pesquisadores do ILV.
Melhor escolha – A partir da repercussão desse caso, perguntamos à nutricionista Fábia Massarani sobre a importância de priorizarmos os alimentos orgânicos em nossa alimentação diária. Para ela, há apenas vantagens nessa escolha.
“Ao consumirmos alimentos orgânicos, preservamos o teor de nutrientes e o sabor, que não são alterados por agentes químicos. O excesso de agrotóxicos, assim como aditivos sintéticos (não-naturais), fertilizantes químicos, drogas veterinárias, como hormônios de crescimento e sementes transgênicas podem ser prejudiciais à saúde. Hoje em dia temos muitos estudos associando estes produtos com câncer, doenças dermatológicas, alergias, doenças neurológicas e respiratórias… E ainda temos o impacto ambiental, ou seja, muito prejuízo de uma só vez”, destacou a especialista, realçando os benefícios físicos dos alimentos orgânico.
“Por essa maior preservação do teor de nutrientes dos alimentos, os alimentos orgânicos têm também um maior aporte de vitaminas e minerais, que dão mais saúde e disposição, para, por exemplo, praticar exercícios e até mesmo um melhor aproveitamento das atividades do dia a dia”, salientou a profissional.
Veja o vídeo da ação com a família Palmbergs que circula na internet