Almoço japonês: conheça os pratos populares na culinária nipônica
Você também gosta de experimentar comidas de culinárias diferentes? A gastronomia japonesa, para quem não conhece, costuma usar muitos legumes, vegetais, molhos, carnes e algas marinhas, criando pratos sempre bem coloridos e saborosos. E, além dos pratos mais conhecidos e consumidos no Brasil (como sushi, sashimi e temaki), existem outras receitas que são bem populares no Japão. Quer aprender mais sobre a culinária nipônica? Nós separamos alguns dos principais pratos que fazem parte do almoço japonês. Confira!
1. Sukiyaki pode ser feito com fatias finas de carne, legumes, verduras e udon (macarrão japonês)
Bem colorido e nutritivo, o sukiyaki nada mais é que uma espécie de ensopado feito com diferentes legumes e verduras (como couve-flor, brócolis, alho-poró e acelga), molhos (feitos com ingredientes como o shoyu e até mesmo um pouco de saquê) e carnes cortadas em fatias bem finas. Muitas vezes, também é acrescentado o udon – um macarrão japonês que é branco e mais grosso.
Ingredientes
– 350 g de contrafilé cortado em fatias finas
– 1 cebola média cortada em cubos
– 1 gengibre ralado
– 300 ml de água
– 120 ml de molho shoyu light
– 100 ml de saquê
– 3 colheres de sopa de vinagre
– 4 folhas de acelga picadas
– Brócolis picado a gosto
– Couve-flor picada a gosto
– 1 cenoura média picada
– Alho-poró cortado em rodelas
– Macarrão de udon a gosto
Para preparar, comece temperando a carne com o gengibre ralado e um pouco de molho shoyu (de preferência, deixe marinando por algumas horas para que o tempero pegue bem). Em seguida, coloque-a para fritar em uma frigideira com um pouco de azeite. Depois, acrescente a cenoura, a cebola e deixe refogar mais um pouco. Depois, adicione a água, o saquê, o molho shoyu e o vinagre (para fazer o molho) e misture mais um pouco. Acrescente os outros vegetais e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Por fim, você pode adicionar o macarrão, esperar cozinhar e prontinho!
Obs.: Vale destacar que existem diferentes versões de sukiyaki. Algumas são mais simples (feitas apenas com legumes, verduras e vegetais), enquanto outras são mais incrementadas, podendo levar até mesmo tofu e cogumelos. Fica por sua conta escolher os ingredientes que preferir.
2. Okonomiyaki é uma ‘panqueca’ japonesa feita com vegetais e carnes
Assim como o sukiyaki, o okonomiyaki é um prato tradicional bastante consumido no Japão. Ele é um tipo de panqueca que pode ser preparada com diferentes ingredientes. Geralmente, a massa é feita com farinha de trigo, ovos, repolho, cebola e outros vegetais. Já a cobertura fica por sua conta – pode ser salmão, carne de porco em tiras ou até mesmo polvo, lula e camarão. Capriche nos temperos para que fique bem saboroso e prontinho!
Ingredientes
– 3 ovos
– 150 g de farinha de trigo integral
– 1 repolho pequeno picado
– 1 cebola roxa pequena picada
– 1 cenoura pequena ralada
– 150 g de salmão picado
– Sal e cheiro-verde a gosto
– Molho okonomiyaki (que também pode ser feito através da mistura de molho shoyu, inglês, pimenta-do-reino, açúcar e um pouco de extrato de tomate)
Para preparar, comece misturando os ovos, o repolho e farinha de trigo em um recipiente. Faça isso com as mãos, se necessário, para conseguir misturar bem. Em seguida, acrescente a cenoura, a cebola, misture mais um pouco e, por fim, coloque o salmão, o sal e o cheiro-verde. Mexa bem para formar uma espécie de massa homogênea. Em uma frigideira grande, coloque um pouco de azeite e, então, coloque tudo para fritar no fogo baixo. Lembre-se de virar dos dois lado (como se fosse uma panqueca) e, quando tudo já estiver bem frito, é só servir em um prato. Por fim, jogue o molho okonomiyaki por cima e outros temperos se preferir (um pouco de cebolinha, quem sabe).
Obs.: Você também pode usar outros ingredientes no preparo desse prato, ok? O camarão, por exemplo, fica delicioso junto com o salmão. Caso você queira usar carne de porco, apenas tome cuidado para que ela fique bem cozida antes de servir.
3. Ramen (ou lámen) é um prato com macarrão e legumes bem nutritivo
O ramen (ou lámen) é um dos pratos orientais mais conhecidos no Brasil, sabia? Ele é geralmente preparado com macarrão e diversos ingredientes – algas, ovos, carnes, vegetais e temperos que compõem um prato bem colorido e nutritivo. Para quem não sabe, esse é um dos pratos mais consumidos em todo o Japão e pode ser encontrado em diferentes versões: opções vegetarianas, veganas, com diferentes temperos e vegetais.
Ingredientes
– 2 embalagens de lámen instantâneo
– 500 ml de água
– 350 g de filé de frango
– ½ limão, sal e pimenta-do-reino a gosto (para temperar o frango)
– 3 dentes de alho amassados
– 2 ovos cozidos
– 1 folha de nori
– 100 g de shimeji picado
– 100 g de cenoura picada
– 100 g de espinafre picado
Comece limpando o frango com o limão, tempere-o com sal e pimenta-do-reino e reserve por alguns minutos. Depois, refogue o alho em uma frigideira com azeite, acrescente o frango e, então, adicione um pouco de água e molho shoyu a gosto. Cozinhe até que o frango fique dourado. Em uma panela separada, coloque o lámen instantâneo para cozinhar (seguindo as instruções da embalagem) e, quando ficar cozido, coloque para escorrer, mas reserve a água.
Na mesma água do cozimento do lámen, coloque o espinafre, a cenoura e o shimeji picados e deixe cozinhar por uns minutos. Para finalizar, basta juntar tudo em um bowl: coloque um pouco do frango, a folha de nori, o caldo com os vegetais, o macarrão e os ovos cozidos. Essa é uma refeição bem completa – rica em proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.