Amido de milho é saudável? Descubra suas vantagens e quando usá-lo na cozinha
Seja para fazer mingau ou usar em alguma outra receita, a verdade é que o amido de milho é um ingrediente indispensável na cozinha de muita gente. Mas, por ser industrializado, fica a dúvida: será que ele é mesmo saudável? Para esclarecer esse tipo de dúvida sobre o ingrediente, nós listamos alguns de seus benefícios. Dá uma olhada:
Amido de milho é fonte de energia
Seja você adepto dos exercícios físicos ou não, saiba que o amido de milho pode somar na sua dieta. Isso porque ele é uma ótima fonte de energia, o que significa que não só dá mais disposição para atletas como também pode ser um bom aliado de quem precisa focar no trabalho ou nos estudos. Para se ter uma ideia, 100 gramas do ingrediente possuem 361 kcal, como mostram dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. A título de comparação, a batata inglesa, que também possui amido, tem 64 kcal para cada 100 gramas do alimento.
Rico em vitaminas
Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante. Portanto, combate os radicais livres no corpo, que, por sua vez, podem oxidar as nossas células, gerando o envelhecimento precoce. Além disso, fortalece o sistema imunológico, reduzindo as chances de o corpo sofrer com alguma doença.
Por fim, temos as vitaminas do complexo B. Cada uma deles possui uma função diferente no organismo, mas, de uma forma geral, elas contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Com isso, evitam o surgimento de problemas ligados ao cérebro, como é o caso da demência.
O amido de milho pode ser consumido por celíacos
Pessoas celíacas são aqueles que possuem intolerância ou alergia a glúten, o que significa o consumo da substância pode ser, em casos extremos, letal. De uma forma geral, o glúten está presentes nos cereais, como trigo, aveia e seus derivados. A boa notícia é que o milho é uma exceção! Isso significa que o seu amido pode ser usado como substituto da farinha sem medo.
Atenção: amido de milho continua sendo um produto industrializado
Embora possua bons benefícios para a saúde, a verdade é que o amido de milho continua sendo um produto industrializado, o que significa que deve ser usado com parcimônia. Ao mesmo tempo, pode ser um ótimo substituto para outros tipos de ingredientes – como a própria farinha, como nós já mencionamos. Por isso, o mais indicado é conversar com o seu nutricionista para saber como utilizá-lo da maneira mais saudável possível na sua dieta.