As ervas medicinais que você deve passar a consumir para viver melhor
Adeptos da fitoterapia – que usa determinadas plantas para obter medicamentos – sabem o poder das ervas. Afinal, muitas delas possuem propriedades medicinais tão fortes que não apenas ajudam a curar doenças como evitam que elas se manifestem no nosso corpo. Isso porque elas possuem nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e portanto deixam nosso organismo mais resistentes. Quer saber quais você deve consumir com frequência? Dá uma olhada:
Camomila ajuda a acalmar
Seja no chá ou em outra receita qualquer, a camomila é definitivamente uma erva que você deve passar a consumir. Isso porque ela possui propriedades sedativas, que ajudam a acalmar e a reduzir os níveis de estresse. Por isso, não é de se espantar que ela ajude a combater tanto a insônia quanto a ansiedade. Sem falar que alivia dores de cabeça e é um ótimo digestivo.
Hortelã combate gripes e resfriados
Embora de uma forma geral as ervas estejam associadas à produção de chá, a hortelã praticamente aparece como uma exceção, já que também é muito usada como tempero na cozinha. Mas seja qual for a forma que você preferir utilizá-la, uma coisa é certa: ela definitivamente deve fazer parte da sua dieta. Isso porque o alimento é muito indicado no combate a gripes e resfriados, além de ter propriedades que ajudam a relaxar os músculos, evitando náuseas e cólicas. Por fim, também reduz a falta de apetite.
Erva doce é rica em antioxidantes
A erva doce é rica em vitamina C, o que significa que ajuda o organismo a absorver de ferro e ainda é um forte antioxidante. Esses agentes, por sua vez, combatem os radicais livres, impedindo a oxidação celular e evitando doenças – incluindo diferentes tipos de câncer. A erva doce também é um bom digestivo, e ainda é um aliado das mulheres que sofrem com cólicas no período menstrual.
Boldo é um ótimo anti-inflamatório
Esse aqui ninguém duvida que possui propriedades medicinais. Afinal, o chá de boldo é muito recomendado para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Isso porque ele é um ótimo anti-inflamatório, ajudando o corpo a se recuperar com mais rapidez das doenças. Sem falar que é muito indicado para melhorar a digestão do corpo. Apenas evite tomá-lo em grandes quantidades, porque ele pode gerar problemas no fígado.
Cidreira reduz sintomas de infecções
Por fim, a erva cidreira, conhecida por alguns como capim limão, possui benefícios que também estão presentes nas outras ervas já mencionadas. Para começar, é um bom digestivo, ajudando o intestino a funcionar melhor. Também é anti-inflamatória, permitindo o alívio dos sintomas de infecções. Por fim, seu chá é um excelente calmante, trazendo, portanto, as mesmas vantagens que a camomila traz nesse quesito.