Blueberry, cranberry, raspberry: quais as diferenças entre elas?
As blueberry, cranberry eraspberry fazem parte da família das berries, conhecidas no Brasil como frutas vermelhas ou silvestres. Elas costumam ser pequenininhas e, com tanta variedade, muitas pessoas acabam se confundindo. Mas as berries fazem muito bem para a nossa saúde e, além das frutas, é muito comum encontrá-las em chás e geleias. O que muitas pessoas não sabem é que, embora parecidas, existem várias diferenças nos seus poderes nutritivos e nos benefícios que trazem para a saúde. Se você também tem dificuldade para diferenciar as frutas vermelhas, vem conhecer um pouco mais sobre algumas delas.
Blueberry
A blueberry também é conhecida como mirtilo no Brasil. Rica em antioxidantes, ela combate os radicais livres e, consequentemente, evita o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças. Por ter baixo nível glicêmico, ela é ideal para quem precisa controlar a glicose no sangue – seja devido a diabetes ou por qualquer outra questão. Essa frutinha também ajuda a controlar o colesterol ruim e a manter a saúde dos olhos em dia.
Cranberry
Seu nome em português é oxicoco, mas quase ninguém conhece a cranberry pelo nome brasileiro. Embora a fruta seja incomum por aqui, o suco de cranberry é bastante popular, em especial entre as pessoas que buscam emagrecimento saudável. A fruta é rica em antioxidantes e evita o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e infecções urinárias. Também é fonte de vitaminas A, C e D e ajuda a controlar o índice de gordura no sangue.
Raspberry
O raspberry é a framboesa, provavelmente a mais comum no Brasil entre as berries. Ela é uma fruta muito rica em fibras, além de ter propriedades antioxidantes – que fortalecem o sistema imunológico – e ajudar na prevenção do câncer. Além disso, a presença de fibras dietéticas e manganês transformam a framboesa em um poderoso aliado para quem quer perder peso. A frutinha também conta com vitamina C e ferro.