Calêndula é anti-inflamatória, reduz as cólicas e mais! Conheça seus benefícios
Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, a calêndula – ou Calendula Officinalis, se considerarmos seu nome científico – é uma planta que entrega vários benefícios para a saúde. Isso porque ela conta com propriedades medicinais que fazem bem para o coração, limpam o sistema digestivo, melhoram a pele, impedem a ação de bactérias e mais.
Com tudo isso, fica a dica: vale a pena adicionar essa planta na sua alimentação! Ainda tem dúvidas? Saiba mais detalhes sobre os seus benefícios e veja o que fazer para inserir o ingrediente na sua dieta:
Sistema cardiovascular é beneficiado pelo consumo da calêndula
Por ajudar a manter os níveis de colesterol controlados, um dos maiores benefícios da calêndula tem a ver com o coração. Ela ajuda a manter o órgão saudável, prevenindo doenças ligadas ao sistema cardiovascular – como AVC, infarto e arritmias, por exemplo.
Propriedades anti-inflamatórias ajudam a aliviar a dor de garganta
Sabia que a calêndula também pode ajudar no tratamento de quem sofre com dor de garganta? Isso porque ela tem propriedades anti-inflamatórias que são capazes de agir diretamente sobre o muco inflamado para trazer alívio para a dor.
E vale dizer que esse mesmo poder anti-inflamatório é aproveitado para tratar a pele que está irritada por queimaduras solares, picadas de insetos, arranhões, ressecamento ou acne. Para isso, basta extrair o seu óleo e aplicar diretamente sobre a área comprometida.
Sistema digestivo também aproveita as vantagens da planta
Outra vantagem da calêndula é a de melhorar o metabolismo – o que ajuda quem quer seguir uma alimentação regrada – e promover uma limpeza no sistema digestivo para tratar e prevenir o surgimento de infecções e dores em geral.
Calêndula previne doenças por ter antioxidantes e ajuda a diminuir a febre e cólicas
Além de ser rica em vitaminas e sais minerais, a calêndula também conta com antioxidantes – como o betacaroteno – em sua composição. Por isso, é capaz de combater os radicais livres, o que ajuda a diminuir as chances de desenvolver doenças sérias, como o câncer, e a impedir o envelhecimento precoce das células.
E não para por aí: dentre os benefícios medicinais da calêndula, também está o de auxiliar a diminuir a temperatura em caso de febre e o de aliviar as cólicas menstruais por melhorar a circulação sanguínea.
Como inserir a calêndula na alimentação
O modo mais comum de inserir a calêndula na alimentação é através do preparo de chás – que aparecem como uma boa opção para o lanche da tarde ou assim que os sintomas surgirem! Mas, além disso, também é possível adicionar a planta medicinal em saladas ou acrescentá-la no arroz quando desejar deixar o prato do dia um pouquinho diferente.