Chá de rooibos: para que serve e os benefícios da bebida
Originário da África do Sul, o rooibos é um arbusto rico em propriedades medicinais que costuma ser usado no preparo de chás terapêuticos. Ele tem substâncias detox bem parecidas com as do chá verde, porém é livre de cafeína (ótimo para tomar à noite) e, quando preparado em infusão, se torna uma bebida de cor bem avermelhada. Quer aprender mais sobre o chá de rooibos, seus benefícios e como prepará-lo? É só continuar lendo!
Chá de rooibos é fonte de vitamina C e antioxidantes que fortalecem a imunidade
O grande diferencial do chá de rooibos é que ele é rico em vitamina C e substâncias antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico a longo prazo. Ou seja, é ótimo para prevenir gripes e resfriados e, quando combinado com uma alimentação rica em vegetais e frutas cítricas, ajuda a manter o sistema de defesa do corpo sempre em equilíbrio e em bom funcionamento.
Apresenta ação anti-inflamatória e antialérgica
O chá de rooibos também é fonte de flavonoides (como a quercetina) que cumprem ação anti-inflamatória e antialérgica no organismo. Por isso, além de amenizar dores e prevenir possíveis infecções e crises alérgicas (como rinite ou dor de garganta), essa bebida melhora significativamente o funcionamento das vias respiratórias.
Ajuda a hidratar o organismo, funcionando como isotônico natural
Outro ponto interessante do chá de rooibos é que ele pode ser consumido gelado e ajuda a repor sais minerais (como cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e cobre) no organismo após a prática de exercícios – funcionando como excelente isotônico natural. Por isso, inclusive, essa bebida é muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividades físicas de grande intensidade no dia a dia.
Rooibos faz bem para a saúde da pele e dos cabelos
Por ter um alto teor de flavonoides e de outras substâncias antioxidantes, o rooibos também é considerado um grande aliado para a saúde da pele e dos cabelos – ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, amenizando o surgimento de rugas ou possíveis manchinhas na pele, por exemplo. Para isso, a nossa sugestão é tomar uma xícara do chá da planta pelo menos 3 vezes por semana.
Bebida funciona como detox natural e contribui para a digestão
Caso o objetivo seja desintoxicar o fígado e acelerar o metabolismo para a queima de gordura corporal, uma ótima dica é apostar no chá de rooibos. Isso porque ele é rico em substâncias desintoxicantes (assim como chá verde) – isto é, evita o acúmulo de líquidos e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Além disso, o rooibos contribui para o funcionamento do intestino, auxiliando na digestão, e por conter substâncias detox, ajuda no processo de perda de peso.
Como fazer chá de rooibos?
Para usufruir de todos os benefícios do chá de rooibos , a nossa dica é consumir a bebida logo após o preparo (para não perder nenhum nutriente) e usar de preferência folhas frescas na infusão. Você também pode incrementar o chá com especiarias (como mel e canela) para deixá-lo mais saboroso e nutritivo.
Ingredientes
– 500 ml de água filtrada
– 2 colheres de chá de folhas de rooibos
– 1 pau de canela (opcional)
Primeiro, coloque a água em uma panela ou leiteira e leve para ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, despeje as folhas de rooibos e o pau de canela (opcional). Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois é só coar e servir nas xícaras!
Obs.: Vale destacar que o chá de rooibos pode ser consumido tanto quente quanto frio e, por ter um sabor bem adocicado e suave, não precisa receber açúcar, mel ou outro tipo de adoçante.