Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 28/01/2022

Como fazer shimeji branco e preto

Você sabia que existem diferentes tipos de shimeji que variam em termos de cor e até de nutrientes? O shimeji branco, por exemplo, é mais fibroso, tem uma textura mais rústica e um sabor um pouco mais suave. Já o shimeji preto é mais delicado (de consistência mais molinha), é bastante usado na culinária japonesa e tem um sabor mais forte, um pouco mais amargo. A boa notícia é que os dois tipos de shimeji rendem pratos bem temperados e são muito fáceis de preparar. Quer saber como incluí-los no cardápio diário? É só continuar lendo!

Saiba como fazer shimeji em versões bem temperadas

Caso você queira experimentar pratos mais simples com o cogumelo shimeji, uma boa dica é apostar em refogados feitos com azeite ou manteiga ghee (que é livre de sódio e lactose). Para incrementar, use diferentes temperos – alho, cebola, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino – e sirva o cogumelo como acompanhamento.

Vale destacar, ainda, que você pode fazer pratos mais elaborados com o shimeji, como risotos, massas, carnes ensopadas e saladas nutritivas. Nesse caso, o ideal é ainda preparar o cogumelo separado (frito no azeite e sal, por exemplo) e só depois adicionar ao prato principal. Para te ajudar, nós separamos 2 sugestões de receitas com shimeji branco e preto:

Como fazer shimeji branco

Por ser um tipo de cogumelo mais rústico, o shimeji branco é ótimo para fazer molhos que acompanham frangos e carnes, agregando mais sabor e uma textura bem interessante aos pratos. De início, o ideal é fazer um refogado de shimeji bem temperado para, depois, adicioná-lo a molhos e outros preparos mais elaborados.

Ingredientes

– 1 bandeja de cogumelo shimeji branco orgânico Taeq (150 g)

– Azeite extravirgem orgânico Taeq

– ½ cebola orgânica Taeq cortada em tiras

– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– Vinagre balsâmico de modena orgânico Taeq

– Cheiro-verde picado a gosto

Para começar, lave os cogumelos rapidamente na água corrente ou passe um pano úmido para tirar possíveis sujeiras. Mas não os deixe de molho, ok? Pois eles podem acabar absorvendo água, perdendo sabor e modificando a textura.

Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe esquentar por 2 minutos. Adicione a cebola, um pouco de sal e deixe refogar até que ela comece a ficar transparente.

Quando a cebola estiver bem refogada, junte os cogumelos, adicione pimenta a gosto e deixe refogar por entre 5 e 10 minutos – até que o shimeji fique mais sequinho e dourado.

Em seguida, adicione o vinagre balsâmico e mexa rapidamente. Apague o fogo e finalize com o cheiro-verde picado a gosto. É só servir em seguida!

Como fazer shimeji preto

Que tal fazer um refogado de shimeji preto com cebolinha para acompanhar o arroz e a salada? Por ser um tipo de cogumelo mais amargo, ele pode ser caramelizado com um pouco de açúcar mascavo no preparo. O vinagre balsâmico, por sua vez, dá um sabor agridoce ao cogumelo e funciona como substituto saudável ao shoyu.

Ingredientes

– 200 g de shimeji preto

– Azeite extravirgem orgânico Taeq

– ½ colher de sopa de manteiga ghee (opcional)

– 3 dentes de alho orgânicos Taeq amassados

– Vinagre balsâmico de modena orgânico Taeq

– 1 colher de chá de açúcar mascavo

– Sal a gosto

– Cebolinha fresca picada a gosto

Primeiro, lave rapidamente os cogumelos, seque-os e reserve.

Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e a manteiga ghee (opcional). Deixe aquecer por 2 minutos e, então, junte o alho amassado. Deixe dourar um pouco, introduza os cogumelos e adicione uma pitada de sal.

Refogue o shimeji por entre 5 e 10 minutos – até que ele fique mais seco e comece a dourar. Nesse ponto, introduza o vinagre balsâmico e o açúcar mascavo. Deixe ferver para caramelizar o prato e apague o fogo.

Para finalizar, basta ajustar o sal e juntar a cebolinha picada a gosto. Sirva o prato como preferir e prontinho!

Cogumelo shimeji tem alto teor de fibras, vitamina B3 e diferentes minerais

Além de ser um alimento bem fácil de preparar, sendo ótimo para a alimentação de veganos e vegetarianos, o cogumelo shimeji é altamente nutritivo. Por ser rico em fibras alimentares, ele ajuda a dar saciedade, contribui para o controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Esse tipo de cogumelo também é fonte de vitamina B3 – nutriente que ajuda a produzir energia e também é fundamental para a saúde do sistema nervoso. O shimeji ainda é fonte de minerais indispensáveis, como magnésio, fósforo e potássio.