Como fugir da rotina alimentar sem perder o foco na dieta? Veja 8 ótimas dicas
Saia da rotina! Tudo que cai em mesmice não é saudável… Seja, até mesmo, a alimentação, quando falamos em “monotonia”, a tendência é que, ao longo do tempo, aconteça deslizes e desinteresses. Por isso, é preciso usarmos da criatividade para não deixarmos o nosso cardápio repetitivo, mas, lógico, sem abrir mão dos nutrientes essenciais para a nossa qualidade de vida cotidiana.
Nós devemos sempre tornar o hábito de comer um momento saboroso em nosso dia. Seja a mais simples refeição: um almoço, jantar, café da manhã ou aqueles simples lanchinhos durante o trabalho, há diversas possibilidades e criações culinárias que combinam perfeitamente a essas situações e, claro, com os interesses individualizados de cada pessoa.
“Inove receitas que caibam no seu plano alimentar. Uma alimentação mais leve, saudável e equilibrada não deve ser encarada como uma obrigação ou fase, mas sim, como um estilo de vida. A partir daí, tudo fica mais fácil”, aconselha a nutricionista Thalita Pedroza apresentando 8 dicas para fugirmos da rotina sem alterar a dieta, confira!
Alternativas para variar o cardápio sem sair da dieta cotidiana
– Mude os alimentos de acordo com seus grupos alimentares. “Por exemplo, troque o feijão de todos os dias por lentilha ou grão-de-bico, ou o arroz por batata doce ou baroa”, explica a Dra. Thalita.
– Varie a forma de preparo. “Ao invés de cozidas, as batatas podem ser assadas com ervas desidratadas e azeite com ou sem casca, os legumes podem ser cortados de formas diferentes e grelhados, em vez de cozidos. Em vez de comer, por exemplo, feijão fradinho ou grão-de-bico cozidos como o feijão, que tal fazer uma salada bem colorida?”, argumenta a nutricionista.
– Ao invés de tomar sorvete cheio de conservantes, prefira um picolé caseiro à base de frutas que mais goste. “Refresca e é uma delícia!”, enaltece a profissional.
– Não coma todos os dias as mesmas coisas. “Pode parecer uma dica boba, mas muita gente opta por não preparar com antecedência suas refeições e acaba comendo repetidamente a semana inteira. Isso tende a fazer com que haja um desejo maior por comer coisas fora da dieta e aí…. já viu! Mude, troque, invente!”,
– De acordo com Thalita, varie sempre os lanches que você faz ao longo do dia. Comer sempre a mesma fruta enjoa, não é? Adicione chia, linhaça, aveia ou nuts. Veja suas possibilidades.
– Use temperos diferentes, seja curioso e experimente. “Nada de temperos industrializados, afinal, temos uma gama enorme de temperos naturais a nossa disposição: pimenta, curry, açafrão, noz moscada, orégano, alecrim, tomilho, salsinha, etc”, salienta a especialista.
– Escolha restaurantes que tenham comidas para todos os gostos. Assim, a vida social não fica de lado e você pode optar por pratos mais leves. Varie os locais, conheça novos lugares.
– Tenha sempre uma alimentação bem variada, com pratos coloridos, garantindo cada vez mais nutrientes e sabor na sua vida.