Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Existe estresse alimentar? Aprenda como combatê-lo em sua alimentação diária
Guia Culinário 19/02/2016

Existe estresse alimentar? Aprenda como combatê-lo em sua alimentação diária

Você conhece o estresse alimentar?Seguir uma alimentação balanceada é de fundamental importância para mantermos o corpo e a mente saudáveis. A rotina de trabalho e correrias do dia a dia, muitas vezes impedem nossa melhor qualidade de vida, gerando estresse, cansaço e, até mesmo, doenças, por isso, o nosso cardápio alimentar cotidiano merece toda a atenção. Há alimentos que ajudam e outros que prejudicam o nosso estado físico e psicológico.

Junto a hábitos de vida saudáveis, como dormir adequadamente, praticar exercícios físicos de maneira regular e buscar levar os problemas de forma mais leve e equilibrada, se alimentar corretamente ajuda a prevenir inúmeros problemas, até doenças temidas como câncer e as problemas cardiovasculares. Apesar de fundamental para o corpo, a comida, algumas vezes, pode ser a grande responsável por um dia estressante e cansativo.

Este problema não só existe, como atinge mais pessoas do que o imaginado. Segundo a nutricionista Caroline Codonho, ele ocorre quando a alimentação é deficiente e desequilibrada, não provendo a quantidade necessária de zinco, ferro e outros nutrientes ao organismo. “Como consequência, o corpo humano entra num processo de fadiga acentuada, podendo chegar a um quadro de desnutrição, anemia e até mesmo depressão”, destacou a nutricionista ressaltando a importância de procurar um profissional da área para orientações e também ficar atento aos sintomas, como ansiedade e ortorexia, um transtorno alimentar em que a pessoa fica obcecada com a dieta.

Fuja das tentações e evite o estresse alimentar

O estresse alimentar pode ainda gerar um ciclo vicioso, quando alguém procura a comida como válvula de escape para momentos estressantes e acaba agravando ainda mais a situação e trazendo novos riscos à saúde. Caroline Codonho afirma que nestas horas, as pessoas buscam alimentos altamente calóricos, ricos em gordura e açúcares simples.

“Além de procurar um especialista para tratar do problema, uma das soluções é a prática constante de exercícios físicos. As atividades proporcionam um corpo mais saudável, previnem doenças e ainda ajudam na luta contra o estresse e o mau humor, produzindo uma sensação de bem-estar”, reitera a especialista.