Fibras e diabetes: entenda como o nutriente é essencial para quem tem a doença
Você sabia que dietas ricas em fibras (com grãos, sementes, cereais e alimentos integrais) ajudam a controlar a diabetes? Elas mantêm o colesterol equilibrado, previnem a obesidade e garantem outros benefícios à saúde. Para compreender melhor a importância das fibras no tratamento da diabetes, nós preparamos um tutorial simples. Você vai ver como esse nutriente é essencial para ter saúde e garantir o controle da glicose!
Fibras ajudam no controle da glicemia e garantem bom funcionamento do intestino
Muita gente não sabe, mas alimentos ricos em fibras ajudam muito no controle da glicemia – ou seja, evitam que o nível de açúcar no sangue fique muito alto. Por isso, quem tem diabetes deve ter uma dieta rica em alimentos integrais (arroz, macarrão e pães), vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre e couve), leguminosas (grão-de-bico e feijão), cereais (aveia e granola), bem como algumas oleaginosas (nozes e castanhas). Todos eles são fontes de fibras e auxiliam no funcionamento do intestino, contribuindo com todo o processo de digestão.
Vale destacar que é de suma importância cortar o consumo de açúcar e, de preferência, de alimentos industrializados, que contêm uma quantidade grande de sódio, conservantes e açúcar (como os refrigerantes). Dê preferência aos alimentos naturais e ricos em fibras que não tem erro!
Por garantirem saciedade, as fibras evitam o consumo excessivo de alimentos
Outro ponto positivo das fibras é que elas garantem saciedade e, por conta disso, evitam o consumo excessivo de alimentos. A semente de chia, por exemplo, é fonte de fibras e, após ser consumida, cria uma espécie de gel no nosso estômago que se expande e prolonga a sensação de saciedade. Interessante, né?
Para evitar exageros na hora de comer, alimentos com fibras são superindicados! Por garantirem mais saciedade, eles ajudam na perda de peso, a prevenir obesidade e, ao mesmo tempo, auxiliam no controle do colesterol. Quem tem diabetes, em especial, precisa tomar mais cuidado com o controle de peso – pois, caso haja um sobrepeso grande, é possível que seja necessário consumir uma quantidade maior de insulina.