Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte com granola: por que essa combinação é tão saudável?
Guia Culinário 14/02/2019

Iogurte com granola: por que essa combinação é tão saudável?

Poucas coisas são tão boas quanto iniciar o dia com um café da manhã leve, saboroso e saudável. Justamente por isso, a combinação iogurte + granola é uma das mais queridas para quebrar o jejum: é rica em vitaminas, cálcio, zinco, ácido fólico, fibras e ainda tem uma consistência cremosa (devido ao iogurte) que é super-refrescante para o verão. Para te convencer a comer essa mistura todas as manhãs, a gente listou alguns benefícios que ela traz para a saúde. Confira!

Granola tem um mix de oleaginosas e vitaminas importantes

As porções de granola são geralmente formadas por um mix de castanhas, frutas secas, linhaça, oleaginosas, aveia em flocos e açúcar mascavo. Ou seja, uma variedade grande de substâncias que fazem superbem à saúde! As fibras, muito presentes nos cereais e nas oleaginosas, trazem maior sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Já o ácido fólico é uma substância que garante bem-estar (tanto físico quanto mental) e é muito indicado para o período da gravidez, pois ajuda na formação e saúde do feto. As oleaginosas também são ricas nas vitaminas A, B e C, importantes para a saúde do sistema nervoso, dos cabelos, da pele e ainda atuam como antioxidantes. Viu como são muitos os pontos positivos dessa mistura?

Combinação favorece o funcionamento digestivo

O maior benefício que o iogurte com granola traz para a saúde é a melhora significativa do sistema digestivo. Isso porque o iogurte é rico em lactobacilos, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Quando aliado a produtos com muitas fibras e proteínas, que é o caso da granola, os benefícios são ainda maiores! Por isso, essa mistura também é muito indicada para quem sofre com problemas intestinais.

Além disso, o iogurte também ajuda na produção de anticorpos – eliminando as bactérias maléficas do organismo – e, quando combinado com a granola (que é super-rica em vitaminas) fortalece ainda mais o sistema imunológico. Você pode comer um potinho dessa mistura pela manhã e até mesmo no período da tarde – adicionando, de vez em quando, frutas picadas para dar um sabor a mais!

Altamente nutritiva, granola também combate o colesterol ruim

Justamente por ser composta por um mix bem rico em grãos, farinhas, oleaginosas e outras substâncias diversas, a granola é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Só que não é só esse benefício que ela pode oferecer ao nosso organismo! Quando incorporada à nossa dieta, ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, pois substitui alimentos gordurosos (nada de comer embutidos no café da manhã!) e favorece um estilo de vida mais saudável.

Mistura é rica em cálcio, fortalecendo os ossos e os dentes

Outra substância que faz um bem danado à saúde – fortalecendo os ossos e os dentes – é o cálcio, que pode ser encontrado tanto no iogurte quanto na granola. Quando você prepara essa mistura equilibrada dos dois ingredientes, o organismo consegue absorver uma quantidade ainda maior do mineral. Fora todos os outros nutrientes que já citamos e estão sempre presentes nessa combinação.

Você pode variar entre as versões de iogurte e granola

Sabia que existe uma grande variedade de tipos de iogurte e granola disponíveis? Ou seja, você não corre o risco de enjoar com o tempo, pois dá para experimentar diferentes versões de misturas. O iogurte desnatado, por exemplo, é uma versão do tipo “natural” que é bem menos calórica e tem uma quantidade maior de cálcio. Já o kefir de leite, que é composto por uma colônia de bactérias (e pode ser cultivado em casa), é um dos mais benéficos para quem sofre com problemas intestinais. Ele tem um sabor mais amargo e, por isso, você pode misturá-lo com frutas mais doces na hora de comer. Existem também opções de granola tradicional, diet ou light – em sabores de frutas específicas, como maçã, banana, uva, morango e por aí vai. Basta escolher a sua!