Jiló tem propriedades anti-inflamatórias e é rico em fibras! Veja mais vantagens
O jiló é um alimento polêmico – do tipo “ame ou odeie” – por conta do sabor extremamente amargo. Mas você sabia que, nessa divisão de gostos, sai ganhando mais quem dá uma chance a esse fruto? Isso porque, além de garantir um toque extra em alguns pratos, ele também se destaca por ser rico em nutrientes e, consequentemente, entregar vários benefícios importantes para a saúde. Dentre eles, está o controle do apetite por aumentar a sensação de saciedade, fortalecimento do coração pela presença da vitamina B1 e do potássio e combate à anemia por ser rico em ferro. Saiba mais detalhes e entenda os motivos pelos quais você deveria adicionar já esse alimento na sua dieta diária!
Jiló aumenta a sensação de saciedade
Por ter uma boa quantidade de fibras, o jiló é um dos alimentos recomendados para quem deseja perder peso ou apenas seguir uma alimentação mais regrada, sem exageros. Isso porque a presença desse nutriente e o fato de ter 90% de água de sua composição ajudam a controlar o apetite e a evitar as beliscadas ao longo do dia por aumentarem a sensação de saciedade. E não para por aí: somado a isso, ele ainda apresenta pouquíssimas calorias.
Fruto traz benefícios para quem tem diabetes por controlar o açúcar no sangue
Você sabia que o jiló também traz benefícios para quem sofre com a diabetes? Quem exerce essa função é, novamente, a fibra que faz parte de sua composição por ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. Outra característica que contribui para esse controle é a pouca quantidade de carboidrato – substância que, ao mesmo tempo que dá mais energia, também aumenta a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.
Tem nutrientes que fazem bem para a saúde do coração
O jiló também traz benefícios para a saúde do coração. O motivo? A presença da vitamina do complexo B que atua diretamente no bom funcionamento do sistema cardiovascular, a vitamina B1. Sem falar que é rico em potássio, que auxilia nessa função por ser o responsável por equilibrar a quantidade de sódio no nosso organismo, o que ajuda a prevenir a pressão alta e outros problemas que podem afetar o órgão.
Conta com a ação antioxidante e anti-inflamatória dos flavonoides
A alta concentração de flavonoides – substâncias que contam com ação antioxidante e anti-inflamatórias – também está entre as principais vantagens do jiló. Dentre os benefícios que vêm junto com essas propriedades está a prevenção contra o envelhecimento precoce e contra células cancerígenas pelo combate aos radicais livres. Também protege as artérias por impedir o acúmulo de colesterol ruim.
Jiló combate a anemia por ser rico em ferro
Não é à toa que o jiló é sempre recomendado para quem está com anemia: essa indicação se deve ao fato do alimento ser rico em ferro, um dos nutrientes que o organismo mais precisa quando está enfrentando esse problema no sangue. Por isso, para tratar a doença de uma maneira mais rápida, vale elaborar refeições que contêm com esse fruto e outras opções que sejam ricas nessa substância – como o feijão e bife de fígado, por exemplo.