Mandioquinha ou batata baroa: conheça os benefícios desse tubérculo para a saúde
Mandioca, macaxeira, mandioquinha, batata baroa, cenoura amarela… Cada região possui uma maneira única de nomear os alimentos, o que acaba gerando muita confusão na hora de comprar os ingredientes para fazer alguma receita. É o caso da batata baroa, que em alguns locais também leva o nome de mandioquinha. Neste artigo, saiba tudo sobre os benefícios da mandioquinha!
Mandioca e mandioquinha não são a mesma coisa!
Apesar do nome, a mandioquinha não é uma versão menor da mandioca. Ambas fazem muito bem à saúde, mas são alimentos completamente diferentes. A mandioca, que também é conhecida como macaxeira ou aipim (dependendo da região), é uma raiz rica em fibras, com a casca amarronzada, muito indicada para regular o intestino. Além disso, é também fonte de cálcio e não possui glúten.
A mandioquinha, por sua vez, tem um aspecto diferenciado, sendo menos calórica e mais proteica do que a mandioca. Com uma casca mais clara e de cor amarelada, ela é rica em vitaminas A, C e E e fortalece o sistema imunológico.
Mandioquinha ou batata baroa: qual delas escolher?
Nesse caso, tanto faz escolher mandioquinha ou batata baroa na hora de comprar os alimentos, pois elas significam a mesma coisa! Outra nomenclatura muito comum para a mandioquinha é a cenoura amarela, por conta da coloração do alimento, mas todas elas se tratam de um ingrediente só.
A mandioquinha (ou batata baroa) é uma alternativa muito usada para substituir a batata inglesa nas refeições, porque ela é rica em fibras e traz uma sensação maior de saciedade por mais tempo.
Saiba quais são os benefícios da mandioquinha para a saúde
Como citado anteriormente, a mandioquinha possui muitos benefícios. A começar pelo seu alto valor nutricional: rica em fibras e vitaminas, a mandioquinha traz benefícios para o corpo inteiro e para o bom funcionamento do organismo.
Com propriedades antioxidantes, ela protege contra os radicais livres e previne o envelhecimento precoce e o deterioramento das células. Também protege os ossos, diminui problemas de visão, auxilia na perda de peso e reduz o risco de câncer e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Veja diferentes opções de receitas com mandioquinha
Além disso, a mandioquinha é muito versátil e funciona em diferentes receitas, das mais simples às mais elaboradas. Que tal fazer um pão de mandioquinha para deixar seu café da manhã ou lanchinho mais saudável?
Outra dica de lanche é fazer chips de mandioquinha, que fica uma delícia para acompanhar o guacamole ou outro molho da sua preferência. Para um jantar leve e nutritivo, o creme de mandioquinha com ricota sacia e é uma delícia! Independentemente de como você queira chamar a mandioquinha, o que não faltam são opções de receitas com o ingrediente para incluir na sua rotina de alimentação!