Mitos e verdades do abacate: saiba se a fruta é vilã ou mocinha da sua dieta
No universo das frutas, o abacate é um dos que mais se destaca. Afinal, ele pode ser usado no preparo de saladas, molhos, sucos, vitaminas, sorvetes e até mesmo em pratos típicos (como o guacamole, que tem origem mexicana). Para que você conheça melhor essa fruta e seus benefícios nós conversamos com o nutricionista Roni Cardoso. Ele esclareceu pontos importantes e contou mais sobre os mitos e verdades do abacate. Confira!
Abacate engorda – MITO
Muita gente tem a ideia equivocada de que o abacate engorda – quando, na verdade, o problema está no consumo exagerado da fruta. De acordo com o nutricionista, o abacate é um alimento bastante calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação. “Nenhum alimento sozinho tem o poder de te fazer engordar ou emagrecer. O abacate acaba recebendo esse fama por ser um alimento bem calórico e, por isso, quando consumido em grandes quantidades pode contribuir para o ganho de peso”, conta Roni.
Abacate é uma fruta rica em vitaminas e minerais – VERDADE
O abacate realmente é fonte de nutrientes muito importantes para a saúde, tais como fibras, vitaminas e minerais. Segundo o nutricionista, existem alguns nutrientes que são encontrados em maior quantidade nesse alimento. “Dentre os minerais, destacam-se cobre, zinco, manganês, magnésio, fósforo e potássio. Já como principal vitamina podemos citar a presença de riboflavina (vitamina B2), assim como das vitaminas E e C”, complementa o profissional.
Abacate e avocado são a mesma coisa – MITO
Um erro muito comum é pensar que o abacate é a mesma coisa que o avocado. No entanto, eles são duas frutas diferentes e com características próprias. O nutricionista Roni explicou melhor o porquê de muita gente confundir os dois alimentos e quais são suas principais diferenças. “Eles são da mesma família, só que o avocado tem a característica de ser menor, possui uma aparência mais ‘rústica’ e contém um valor energético reduzido em comparação ao primo abacate”, explica.
Abacate é uma fruta gordurosa – VERDADE
O abacate é realmente uma fruta gordurosa, mas isso não significa que seja algo ruim ou maléfico para a saúde. Muito pelo contrário! De acordo com o nutricionista, o abacate é fonte de gorduras essenciais para o nosso organismo. “O abacate é rico em gorduras insaturadas, que são divididas em dois grupos: as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. Elas são ácidos graxos essenciais que não são produzidas por nosso organismo e, por isso, precisam ser obtidas através da alimentação”, conta Roni.
Abacate ajuda a diminuir o colesterol – VERDADE
Uma das melhores partes do abacate é que ele ajuda muito a controlar o colesterol. Portanto, essa é uma das frutas mais indicadas para quem sofre com colesterol alto. “As gorduras monoinsaturadas do abacate auxiliam no controle do colesterol, diminuindo o LDL (“mau colesterol”) e aumentando a disponibilidade de HDL (“bom colesterol”). Sendo assim, ele acaba sendo muito benéfico para o nosso sistema cardiovascular”, finaliza o nutricionista.