Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que comer quando ficar sem voz? Veja alimentos que cuidam da garganta irritada
Guia Culinário 03/07/2019

O que comer quando ficar sem voz? Veja alimentos que cuidam da garganta irritada

Sabe quando a garganta está irritada e você fica praticamente sem voz? Isso pode acontecer por conta de problemas como laringite, infecções, inflamações ou simplesmente por algum desgaste nas cordas vocais. A boa notícia é que existem alimentos que funcionam como remédios naturais. Nós separamos os principais deles para você. Confira!

Maçã é conhecida por ter ação adstringente, auxiliando na limpeza da garganta

Uma das maiores aliadas da voz, com certeza, é a maçã – fruta rica em vitaminas do complexo B, C, E, em fibras e minerais importantes para a saúde do corpo. Mas o que muita gente não sabe é que esse alimento também auxilia muito na limpeza da garganta, pois tem ação adstringente – ou seja, contrai as mucosas da boca, contribuindo para a limpeza e garantindo uma maior sensação de alívio. Por isso, caso você esteja sofrendo com dores de inflamação e falta de voz, uma boa dica é comer maçã in natura ou tomar sucos e vitaminas feitos com a fruta. Que tal?

Mistura clássica de mel com própolis é uma ótima opção para a garganta

Você já deve ter ouvido falar em como o mel auxilia nas dores de garganta. Afinal, esse alimento tem propriedades antissépticas e antibióticas, aliviando a sensação de ardência da inflamação. O própolis, por sua vez, também é ótimo para aliviar dores na garganta: tem efeito antibacteriano, anti-inflamatório e é fonte de antioxidantes. Para tratar a garganta, uma boa dica é preparar uma mistura com esses dois ingredientes. Para isso, coloque-os em um copo, misture com a colher e tome essa espécie de xarope pelo menos uma vez por dia.

Que tal um chazinho de limão com gengibre e mel?

Bebidas mornas também são grandes aliadas da garganta inflamada, sabia? Por isso, uma boa dica é preparar chás anti-inflamatórios. Uma boa opção é a combinação limão + gengibre + mel, que resulta em um chá desintoxicante e antibacteriano. O gengibre, em especial, tem um grande potencial anti-inflamatório. Não é à toa que muitas pessoas têm o costume de chupar bala de gengibre para melhorar as cordas vocais e aliviar dores na garganta.

Lembre-se de beber bastante água durante o dia

Um dos maiores segredos para limpar e melhorar as cordas vocais é beber bastante água. Por mais que o ato de engolir seja doloroso em alguns casos (quando a garganta está muito inflamada, geralmente), é muito importante que você beba bastante água para realmente lavar e eliminar as impurezas. Por isso, além de consumir os alimentos indicados, lembre-se também de tomar grandes quantidades de líquido durante o dia.

Dica extra: faça gargarejos com água morna e sal

Tudo bem que essa dica não entra exatamente na categoria “alimentação”, mas ainda assim ela vale a pena ser mencionada. Fazer gargarejos com água morna e um pouco de sal é uma ótima alternativa para resolver o problema da falta de voz. Isso porque o sal ajuda a remover bem as impurezas, e por isso ajuda a tratar a rouquidão e a inflamação na garganta. O ideal é que você faça ao menos três gargarejos por dia para garantir uma boa higienização da região.