O que é carragenina? Vale a pena consumi-la? Saiba tudo sobre esse aditivo
A carragenina – também chamada de carragena, goma carragena ou ainda E-407 – é um extrato feito de algas vermelhas marinhas que serve como emulsificante (isto é, mescla líquidos que não se misturam) estabilizante e gelificante (forma gel) em muitos alimentos. Ela está presente principalmente em produtos veganos, como leites vegetais, para substituir a gelatina de origem animal, sorvetes, cremes de leite e outros produtos industrializados. Por ter essa origem mais natural, ela muitas vezes é associada a um aditivo saudável, mas será que é realmente a melhor opção para a sua saúde e bem-estar?
Carragenina é uma vilã? Opiniões sobre o aditivo ainda são polêmicas
Já existiram diversas opiniões sobre as propriedades nutricionais e os malefícios da carragenina, muitas delas contrárias ao seu uso. Alguns acham que ela não faz mal algum, outros acreditam que ela é uma vilã para o ser humano. Entretanto, estudos mais recentes batem o martelo e dão o veredito sobre esse aditivo. Quer ver?
Aditivo potencializa lesões cancerosas e inflamações
A carragena pode gerar lesões cancerosas no organismo devido ao seu alto potencial inflamatório. Por isso, ela é famosa entre os nutricionistas por ser associada a doenças do cólon, inflamações digestivas, intestinais e da mucosa gástrica. Ela também pode geral pólipos que, se não tratados, evoluem para um possível câncer de cólon, de intestino ou de estômago.
Por causar inflamação crônica, sua ingestão, mesmo que em pequenas quantidades, pode ocasionar problemas em inúmeras partes do corpo, sendo desencadeador de doenças como mal de Alzheimer, de Parkinson e doenças cardíacas.
Apesar de natural, carragenina pode levar à diabetes
A carragenina também possui outro efeito ruim e cientificamente comprovado: a alta ingestão de alimentos que contêm o aditivo faz o corpo desenvolver intolerância à glicose e resistência à insulina. Esses dois fatores causam uma desregulação no metabolismo do açúcar no sangue, encaminhando o organismo para a diabetes em pouco tempo.
Se eu só consumo produtos orgânicos, ainda assim corro risco?
Sim! Muitos produtos orgânicos possuem o E-407 em sua composição, por se tratar de algo natural. Assim como o glutamato monossódico, a carragenina possui ácido glutâmico processado em sua composição, o que significa que, ela ainda que seja orgânica, não é benéfica! Por isso, fique sempre atento aos rótulos das embalagens!
Ágar-ágar é uma alternativa saudável
A carragenina, apesar de natural, não é insubstituível! Um aditivo que é uma opção saudável para o seu dia a dia é o ágar-ágar, também extraído de algas marinhas. Ele também é vegano, mas composto por fibras solúveis, que, ao contrário da carragena, melhoram o funcionamento intestinal e do estômago e aumentam a sensação de saciedade.