O que é funcho e para que serve o seu chá
Se você aprecia chás, é provável que você já tenha confundido o que é funcho com a famosa erva-doce em algum momento! Também conhecida como funcho-doce, essa herbácea é considerada uma das ervas medicinais mais poderosas para a saúde. A espécie Foeniculum vulgare é muito bem aproveitada por aqueles que a consomem, seja na culinária ou como bebida. Entenda agora para que serve funcho e como você pode preparar esse chá que é fonte de benefícios para o corpo!
Funcho é uma herbácea aromática nativa do Mediterrâneo
Nativo da Europa e do Norte da África, o funcho é uma planta silvestre disseminada em larga escala no Mediterrâneo, mas também pelo mundo afora. A herbácea é extremamente aromática e muito bem aproveitada pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Dela é possível extrair o óleo essencial de funcho, que é extremamente relaxante. Porém, além disso, a planta também é considerada um ótimo ingrediente para preparos culinários e receitas medicinais.
Qual a diferença entre funcho e erva-doce?
Apesar de ser muito confundido com a erva-doce (Pimpinella anisum), o funcho-doce possui aspectos que o diferencia fortemente da outra espécie. Ambas as plantas têm o talo e as folhas consumidas em receitas e apresentam sabor semelhante, mas possuem propriedades variantes. A Foeniculum vulgare se destaca pelas flores amarelas e rendadas que gera, diferentemente da erva-doce, que tem flores brancas. Os motivos para consumir o chá de erva-doce são bem específicos, assim como no caso do chá de funcho.
Planta medicinal melhora digestão e reduz dores abdominais
São muitos os benefícios do chá de funcho! O alimento conta com diversos nutrientes em sua composição, como fibras alimentares, vitaminas do tipo A, C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. O funcho tem ações expectorantes e também auxilia no relaxamento da pele, tecidos e músculos em geral.
O consumo da planta medicinal é muito indicado para pessoas que sofrem com flatulências e dores abdominais constantes. Além disso, a erva apresenta efeitos positivos para o tratamento de outros tipos de problemas relacionados ao sistema digestivo, facilitando o processo de digestão – mesmo em casos de comidas mais pesadas – e a absorção dos nutrientes. O funcho também ajuda na redução do mau hálito derivado de gastrite ou outros quadros de inflamação no estômago, por exemplo.
Saiba para que serve chá de funcho e como fazê-lo
O chá de funcho é uma boa opção para pessoas de qualquer idade que estejam sofrendo de problemas digestivos ou intestinais. A bebida é bem simples de ser preparada e promove o relaxamento de todos os órgãos envolvidos no processo digestório.
Para fazer o chá, você deve utilizar 1 colher de sementes de funcho ou as folhas da planta trituradas. Coloque-as em uma xícara de água fervente, tampe e espere de 12 a 15 minutos para a infusão ser concluída e a bebida fique morna. Depois, coe para retirar os resíduos do alimento. Por fim, é só beber!
O indicado é tomar de 2 a 3 vezes ao dia, principalmente durante crises gástricas ou desconfortos intestinais. Se você sentir qualquer incômodo durante o consumo, procure um médico ou nutricionista.