O que é taioba? Os benefícios dessa PANC usada como substituta da couve
Pertencente ao grupo das PANCs (plantas alimentícias não convencionais), a taioba é um tipo de vegetal verde-escuro semelhante à couve em termos nutricionais e de preparo que pode trazer vários benefícios para a saúde. Além de ter alto teor de fibras, vitaminas e minerais, ela pode ser preparada de diversas formas (refogada, usada em saladas, risotos, tortas e até sucos) e tem um sabor mais suave. Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios da taioba e como incluí-la na alimentação diária. Vale a pena conferir!
Taioba é rica em cálcio, fósforo e outros minerais importantes para os ossos
Um dos principais benefícios da taioba é prevenir a osteoporose e outros problemas relacionados à ossatura do corpo, pois é fonte de minerais importantes, como o cálcio e o fósforo, responsáveis pela formação e fortalecimento dos ossos do corpo. A taioba também fornece zinco e potássio, que fortalecem, respectivamente, os sistemas imunológico e muscular.
PANC tem alto teor de vitamina A, C e antioxidantes, sendo indicada para fortalecer a imunidade
A folha de taioba se destaca por ter um alto teor de vitamina A, C e antioxidantes – nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e o funcionamento do corpo. A vitamina A, em especial, também contribui para a saúde da visão, pois protege os olhos contra possíveis problemas na córnea ou na mácula.
Ajuda a tratar anemia por ser rica em ferro
Você sabia que a taioba também é indicada para prevenir e reverter casos de anemia? Isso porque ela fornece uma quantidade generosa de ferro – mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, fundamental para o sistema circulatório. Vale destacar, ainda assim, que caso a pessoa esteja sofrendo de anemia, o ideal é consumir carnes (em especial fígado e outros miúdos) e também vegetais verde-escuros. É importante consultar um médico para montar uma dieta adequada e também conferir se será necessário (ou não) suplementar o mineral.
Planta auxilia no bom funcionamento do sistema gastrointestinal
Outro ponto interessante da taioba é que ela funciona como fonte importante de fibras alimentares. Por isso, ela ajuda a dar mais saciedade e contribui para o funcionamento do aparato gastrointestinal, prevenindo problemas como prisão de ventre. Uma boa dica é preparar sucos verdes detox usando a taioba para regular o intestino e eliminar as toxinas do organismo.
Faz bem para a saúde da pele e dos cabelos
Por ter um alto teor de antioxidantes, as folhas de taioba também são ótimas para a saúde da pele e dos cabelos. Quando consumido a longo prazo, esse vegetal combate o envelhecimento precoce e mantém o sistema de defesa do corpo sempre fortalecido. Vale a pena incluir a taioba em diferentes refeições no dia a dia!
Como fazer taioba de diferentes formas?
Para variar mais no cardápio diário, a nossa sugestão é procurar diferentes receitas envolvendo a taioba. Para fazer o vegetal refogado, por exemplo, comece lavando uma maço inteiro e, depois, pique as folhas. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, 2 alhos amassados, 1 cebola médica picada e refogue por uns minutos. Depois é só acrescentar as folhas de taioba cortadas, um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto. Fica bem saboroso e nutritivo!
Você também pode usar esse refogado em omeletes, incrementar com cogumelos ou até receitas de massas, como a cappeletti. Já para fazer um suco verde, o ideal é usar a taioba ainda crua – assim, você desfruta bem de todas as propriedades antioxidantes do vegetal. Fica a dica!