Queratina: saiba o que consumir para deixar cabelo e unhas mais fortes
Quando falamos em saúde capilar ou das unhas é comum nos depararmos com o termo queratina, uma proteína presente principalmente nessas áreas do corpo. Não é à toa que diversos produtos de beleza prometem deixá-las mais fortes e brilhantes simplesmente por terem queratina em suas fórmulas. Mas não há como negar que a ingestão de determinados alimentos é a melhor forma de aumentar sua quantidade no nosso organismo. Afinal, para que ocorra a síntese dessa proteína é preciso que sejam consumidos nutrientes específicos.
Enxofre é um mineral que também dá mais firmeza à pele
Embora esse seja um mineral que muitas vezes é esquecido não podemos negar que ele é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso porque entre os seus diversos benefícios ele ajuda a produzir queratina, colaborando para o bem-estar os fios e das unhas. Aliás, são justamente as ligações de enxofre que permitem que a proteína seja mais resistente. No quesito estética ele possui mais uma vantagem: auxilia na sintetização de colágeno, que é essencial para dar mais firmeza à pele e evitar o envelhecimento precoce.
Vitamina A ajuda a sintetizar a queratina
A combinação de vitaminas e minerais é benéfica para o nosso corpo de diferentes formas. Ferro e vitamina C, por exemplo, ajudam a manter o sistema imunológico forte. Mas no caso da queratina, temos o enxofre atuando ao lado da vitamina A. Isso porque esse nutriente também auxilia na síntese da proteína, o que permite que ela esteja presente em grandes quantidades no corpo. Uma dieta pobre nesse composto provavelmente irá acarretar em cabelo e unhas fracos e quebradiços. Isso sem falar que a vitamina A também ajuda a renovar as células da pele e do couro cabeludo. Mas não confunda isso com a descamação, que gera a caspa, pois ela está relacionada a um mau funcionamento das glândulas sebáceas, que ocorre devido a outros fatores.
Busque alimentos com biotina
Quando falamos em complexo B em geral pensamos nas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. O que muitos esquecem é que há também a vitamina B7, mais conhecida como biotina. Ela é conhecida por metabolizar os aminoácidos que formam a queratina, então consequentemente ajuda a aumentar sua quantidade no nosso corpo. O único problema é que nós não a produzimos, embora algumas bactérias presentes no nosso organismo consigam sintetizá-la. Para não ter problemas, o ideal é comer alimentos ricos nesse nutriente.
Consuma proteína para ter cabelo e unhas saudáveis
Mas calma, proteína ajuda na produção de proteína? Indiretamente, sim! Afinal, elas oferecem os aminoácidos necessários para fazer a síntese proteica, o que inclui, claro, a queratina. Lembrando que não adianta colocar muita carne no seu cardápio diário, porque o excesso também é prejudicial para o organismo. Portanto, uma alimentação equilibrada é ideal não apenas para ter cabelo e unhas saudáveis, mas o corpo como um todo.
Alimentos que auxiliam a produção de queratina
Diversos alimentos contêm os nutrientes necessários para a produção de queratina. O enxofre, por exemplo, está presente em leguminosas, ovos, nozes, vegetais crucíferos e até em algumas frutas, principalmente no abacate. A vitamina A é melhor absorvida quando o alimento é consumido cru, por isso a cenoura é uma ótima pedida caso você queira melhorar tanto o cabelo quanto a pele. Já a biotina aparece em grandes quantidades nas oleaginosas e em cereais integrais. Aliás, é por isso que o arroz integral é indicado para quem quer ter unhas mais bonitas e fortes. E a proteína a gente já sabe: basta consumir carne que o problema está resolvido. Mas se você for vegetariano é só optar pelas proteínas vegetais que o resultado também será ótimo.