3 opções saudáveis de molhos para macarrão para combinar com massa integral
Para que os benefícios sejam preservados, o molho para macarrão integral também deve ser saudável. Isso significa que, além de trocar o tipo de massa para uma mais funcional para o organismo, o acompanhamento dela também deve ser bem pensado para não fugir da sua rotina alimentar e, assim, garantir refeições balanceadas. Para te ajudar a planejar e a preparar bons pratos com massa integral, indicamos, aqui embaixo, três receitas de molho de macarrão que podem entrar em diferentes tipos de dietas. Confira e descubra boas maneiras de como fazer macarrão integral!
1. Molho com passata de tomate é saudável para combinar com massa integral
Quer saber como fazer macarrão com molho de tomate e ainda assim permanecer na dieta? A passata de tomates pode ser a solução. Ela é mais saudável do que o molho de tomate pronto porque não leva conservantes no preparo de fábrica, já que é, apenas, o tomate sem pele e sem sementes cozido e “espremido” em forma de molho. Consequentemente a passata também tem um tempo de validade mais curto, então é válido ter atenção no momento da compra e do armazenamento.
Para fazer um molho de tomate usando a passata você só precisa temperá-la a gosto. Uma boa opção é dourar alho e cebola, colocar a passata na panela e, depois, finalizar com pimenta, orégano, manjericão e outros temperos e ervas. Esse molho pode ser consumido com qualquer tipo de massa integral.
2. Ragu de legumes é fácil de fazer e incrementa o molho para macarrão integral
Usar legumes no molho de macarrão não é algo tão comum, mas quando a intenção é ter opções saudáveis para complementar a massa integral, eles podem ajudar. O ragu de legumes, além de muito nutritivo, ainda tem o preparo bem prático. Você pode usar as hortaliças de sua preferência, mas boas opções são abobrinha, berinjela, brócolis e cenoura. No momento do preparo, o ideal é que todos eles sejam picados em pedaços pequenos, assim vão ser incorporados ao molho com mais facilidade.
O passo a passo é simples: basta dourar alho no azeite, acrescentar os legumes a gosto, água e molho de tomate, e deixar que eles cozinhem em fogo baixo. Por terem texturas variadas, é comum que os legumes fiquem em pontos de cozimento diferentes no final.
Para mais detalhes, confira o passo a passo da receita de ragu de legumes para comer com macarrão integral!
3. Pesto de rúcula é um molho de macarrão prático e nutritivo
Uma boa opção de molho de macarrão para quem quer variar o tradicional de tomates é o molho pesto. Feito, geralmente, com ervas e hortaliças, como a rúcula, ele tem uma versão mais benéfica e rica em fibras e ferro. Além das folhas verdes, o pesto também conta com cenouras e ervilhas orgânicas, queijo parmesão e castanhas do Pará. Com ingredientes de diferentes grupos alimentares, o molho é nutritivo e saboroso.
O preparo ainda é prático: basta bater no liquidificador todos os ingredientes exceto os legumes: rúcula, alho, azeite, água, sal, castanhas e queijo. Depois, refogue a cenoura e as ervilhas com um pouco de azeite e misture com o molho feito no liquidificador.
Confira mais detalhes sobre o preparo de pesto de rúcula.