4 frutas com V que possuem nutrientes de sobra
Existem tantas frutas nutritivas disponíveis para a nossa alimentação que é quase impossível experimentar e conhecer todas elas! Quer um exemplo? Além das mais famosas – como banana, abacate, maçã e melancia – você já parou para pensar nas frutas que começam com a letra “v” que também fazem parte desse universo? Se a resposta for não, dá uma olhada na nossa lista de 4 frutas com V que possuem nutrientes de sobra!
Veludo, veludinho vermelho ou veludo-do-cerrado é uma fruta rica em cálcio, fibras e vitaminas A e C
Caracterizado por ser coberto por uma pelugem vermelha, o veludo (também conhecido como veludinho vermelho ou veludo-do-cerrado) é uma fruta muito cultivada no cerrado brasileiro – sobretudo nas regiões de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ele é rico em fibras, sais minerais como o cálcio, vitamina A e antioxidantes como a vitamina C. E graças a todos esses nutrientes, o veludo reúne benefícios para a saúde dos ossos e da pele e também possui propriedades analgésicas que aliviam as dores no corpo!
Veludo branco é fonte de propriedades terapêuticas
Parente do veludinho vermelho, o veludo branco é revestido por pelos claros e finos que formam textura aveludada sobre a fruta – muito similar às características do pêssego. Ele é um fruto doce, conhecido por suas propriedades terapêuticas – antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas – e possui nutrientes importantes para a nossa rotina, como cálcio, ferro e fibras.
Vaccinium ashei (ou mirtilo) é a famosa ‘fruta da longevidade’
Pertencente à família das berries (frutas vermelhas), a Vaccinium ashei nada mais é do que a denominação científica e original do mirtilo! A fruta é aquele alimento azulado que cresce nas árvores da planta Vaccinium myrtillus e que é muito popular nos Estados Unidos com o nome de blueberry. Ela é pequena, possui o sabor cítrico e pode ser usada no preparo de sucos, tortas, vitaminas de frutas e sorvetes. Além de ser considerada a “fruta da longevidade” graças à presença abundante de antocianina, antioxidante responsável pela sua pigmentação! Ela também é rica em fibras, proteínas, vitaminas C, A e K e sais minerais como magnésio, ferro, fósforo, potássio e cálcio.
Vergamota (também conhecida como tangerina, bergamota, mexerica, laranja-cravo e mimosa) é rica em vitamina C
Cítrica, alaranjada e com o formato similar ao de uma pera, a tangerina (ou vergamota) é uma das frutas com mais apelidos e derivações de nome ao redor do Brasil! Ela é chamada de “bergamota” ou “vergamota” na região Sul, é conhecida como “mexerica” nas regiões Sudeste e Centro-oeste (exceto no Rio de Janeiro onde se usa o termo “tangerina”), tem o nome de “laranja-cravo” na região Nordeste e é denominada como “mimosa” no Paraná.
Nutricionalmente, a tangerina é fonte de vitamina C, antioxidantes e possui propriedades que agem como um desintoxicante no organismo, estando muito presente em sucos e bebidas detox.