4 maneiras de deixar seu espaguete mais saudável
O macarrão espaguete é um dos mais tradicionais na culinária italiana e, também, um dos mais populares aqui no Brasil. Entre os diferentes tipos de macarrão disponíveis no mercado, ele se destaca por ser fino e longo, formato que garante que, na hora de comer, a massa seja enrolada no garfo. Mesmo que a versão mais popular desse prato não seja a mais saudável do mundo, com as adaptações corretas, você consegue incluir o espaguete na sua rotina alimentar. Confira quatro maneiras de garantir este resultado!
1. Opte pelo macarrão espaguete integral
A primeira maneira de deixar o seu espaguete mais saudável tem a ver com o tipo de macarrão que você vai escolher. Entre o tradicional e o integral, o ideal é levar o macarrão integral para casa. Por ser feito com farinhas que têm uma maior quantidade de fibras, ele regula o funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, as massas integrais também entram no time dos carboidratos de absorção mais lenta, ou seja: elas não causam um pico glicêmico no organismo logo depois da ingestão como acontece com as massas tradicionais.
2. Espaguete de abobrinha e espaguete de pupunha: legumes podem ser a base da massa
Para variar a alimentação, além das massas integrais você também pode fazer em casa diferentes tipos de espaguete de legumes. Bons exemplos são o espaguete de pupunha e o espaguete de abobrinha. O preparo deles é bem simples: basta cortá-los em tiras bem fininhas – se necessário, um cortador específico pode ajudar -, cozinhar por no máximo um minuto e colocar para escorrer. Depois disso, basta preparar o molho como você preferir.
3. Aposte em molhos de macarrão saudáveis
Além de cuidar do tipo de macarrão que você vai comer, também é necessário ter atenção ao molho que vai complementar essa massa. Afinal de contas, se ele for muito gorduroso, acaba tornando muito mais difícil a ação benéfica do macarrão integral no organismo. O ragu de legumes, por exemplo, é um ótimo molho de macarrão para quem quer algo saboroso, saudável e fácil de preparar. Além dele, você também pode preparar opções mais simples, como o espaguete com rúcula, pimenta e cottage: basta refogar os ingredientes com alho e azeite e, depois, envolver o macarrão neles. Combinando uma massa saudável e um molho funcional, seu prato tem tudo para fazer sucesso em qualquer dieta!
4. Prefira a passata de tomate no lugar do molho tradicional
Não abre mão do molho vermelho tradicional? Também existe uma forma mais saudável de conseguir fazer o seu! Ao invés de usar o molho de tomates comum na hora de preparar, dê preferência para a passata. Ela é mais saudável porque consiste em tomates sem pele e sem sementes espremidos e temperados apenas com um pouco de sal. Ou seja: ela não tem adição de conservantes e, por isso, sai na frente em relação aos benefícios para o organismo. Além disso, a passata também é fácil de preparar: basta aquecer e temperar.