4 maneiras de evitar o envelhecimento precoce com simples atitudes no dia a dia
Você sabia que existem formas de preservar o corpo e a elasticidade da pele? É verdade que não há uma fórmula mágica para fugir do envelhecimento – afinal, esse é um processo natural pelo qual todos os seres humanos passam. No entanto, existem atitudes simples que ajudam muito a evitar o envelhecimento precoce. Para isso, a dica é bem simples: além de manter uma alimentação saudável, você deve buscar um estilo de vida equilibrado e mais feliz. Para te ajudar, nós listamos 4 formas simples – comportamentos no dia a dia, por exemplo – que ajudam a evitar o envelhecimento precoce. Confira!
Busque uma alimentação com antioxidantes
Uma das melhores formas de evitar o envelhecimento é buscar uma alimentação rica em antioxidantes – substâncias que inibem a ação dos radicais livres, combatendo o processo de envelhecimento e o surgimento das chamadas linhas de expressão, por exemplo. Dentre os alimentos ricos em antioxidantes estão as frutas vermelhas (framboesas, amoras, cerejas e morangos, por exemplo) e as cítricas (limão, tangerina, laranja, acerola e abacaxi). Por isso, uma boa dica é sempre incluir as frutas na alimentação. Vale lembrar que as vitaminas C e E também são substâncias antioxidantes – por isso, lembre-se de também consumir vegetais como o brócolis e a espinafre.
Fuja do cigarro! Tabagismo pode levar ao envelhecimento precoce
Todo mundo sabe que o cigarro é um dos maiores vilões da saúde – pode ocasionar doenças pulmonares, câncer e ainda é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Quem fuma há muito tempo, por exemplo, costuma ficar com linhas de expressão perto da boca por conta do movimento repetitivo de tragar. Mas além disso, o tabagismo também estimula os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ou seja, o cigarro possui substâncias maléficas e tóxicas que prejudicam a pele e o corpo como um todo. Por isso, uma boa dica é fugir do cigarro e buscar um estilo de vida mais saudável.
Evite situações estressantes
Muita gente não sabe, mas aquelas situações de estresse – que acontecem muito no trabalho – também podem levar ao envelhecimento precoce. Quando ficamos estressados, isso pode refletir diretamente na nossa pele. Em alguns casos, surgem até espinhas e manchas! Mas o grande problema é que esse estilo de vida estressante desequilibra o corpo e faz mal para a saúde. Em situações de estresse, o nosso rosto costuma ficar contraído e isso também pode levar ao surgimento das rugas.
Proteja a pele contra os raios solares
Outra dica fundamental é sempre proteger a pele contra os raios solares. Afinal, eles são responsáveis pelo ressecamento e envelhecimento da pele – em especial, a do rosto, que é mais sensível e tende a formar rugas. Por isso, é muito importante que você crie o hábito de passar protetor solar todos os dias antes de sair de casa.
Obs.: Praticar exercício físico também é uma forma de evitar o envelhecimento precoce. Quando nos dedicamos a alguma atividade, fortalecemos o sistema imunológico e o corpo de forma geral. Por isso, uma boa dica é fazer caminhadas, andar de bicicleta e até se dedicar a um esporte (natação ou yoga, quem sabe) para manter o corpo em equilíbrio e bom funcionamento.