4 receitas veganas para preparar no verão
Apostar em receitas mais leves, naturais e refrescantes durante o verão é uma dica importante para manter o corpo hidratado e bem nutrido. No entanto, quando se trata de seguir uma dieta mais restrita, como a vegana, alguns desafios podem surgir. Afinal, é necessário usar a criatividade para bolar pratos saborosos e saudáveis usando frutas, legumes, verduras e leguminosas – excluindo qualquer produto de origem animal. Para ajudar nesse assunto, nós conversamos com a nutricionista Patrícia Brotherhood, que recomendou 4 receitas veganas ótimas para preparar nessa estação. Confira!
Aprenda receitas veganas para incluir no cardápio
Caso o objetivo seja fazer pratos mais rápidos e ao mesmo tempo nutritivos – ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes -, a principal dica é usar vegetais de rápido cozimento, como a abobrinha ou berinjela, ou então frutas como o abacate, que são mais nutritivas e fáceis de incluir nas receitas. Aqui, a nutricionista recomendou 4 pratos que podem ser servidos em diferentes refeições do dia:
1. Homus de beterraba
Ótimo para comer com torradas e pães veganos, o homus de beterraba é uma versão da receita tradicional árabe que faz bastante sucesso. Rico em fibras, agentes antioxidantes, ferro e potássio, esse prato é ótimo para servir no almoço. Aqui, o truque é usar a raiz crua para usufruir bem de todos os seus nutrientes.
Ingredientes
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de tahine
– Azeite a gosto
– Sal, limão e pimenta a gosto
– 1 beterraba crua picada
Primeiro, bata o grão-de-bico cozido (com um pouco da água do cozimento) no liquidificador. Depois, adicione o alho amassado, o tahine, o azeite, o sal, o limão, a pimenta e misture. Por fim, adicione a beterraba crua e bata novamente no liquidificador.
2. Creme de abacate com cacau
Que tal preparar um creme, vitamina, shake ou smoothie à base de frutas e especiarias para servir no lanche? O creme de abacate com cacau, por exemplo, é uma opção refrescante e altamente nutritiva – rica em ômega 3, fibras, potássio e triptofano (aminoácido precursor da serotonina). Vale a pena experimentar!
Ingredientes
– 2 colheres de abacate
– 2 colheres de leite vegetal (de sua preferência)
– 1 colher de cacau em pó
– Xylitol a gosto
Para preparar, basta amassar o abacate em um bowl, acrescentar os outros ingredientes, misturar com o garfo e consumir em seguida.
3. Biscoitos de batata-doce com coco
Apostar em cookies crocantes feitos exclusivamente com ingredientes veganos também é uma excelente opção para o verão. Aqui, a nutricionista recomenda uma receita de biscoitos de batata-doce com coco que é simples de preparar – basta misturar todos os ingredientes, moldar da forma que preferir e levar ao forno.
Ingredientes
– 1 xícara de batata doce cozida (sem casca)
– ½ xícara de farinha de coco
– ½ xícara de coco seco sem açúcar
– 3 colheres de sopa de açúcar de coco
– 2 colheres de óleo de coco
Misture todos os ingredientes, molde os biscoitos e leve-os ao forno preaquecido (180°C) por 15 minutos.
4. Carpaccio de abobrinha
De origem italiana, o carpaccio é um tipo de aperitivo mais elaborado que pode ser servido antes das refeições. Além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais, esse prato é bem leve e fácil de preparar – ou seja, ótimo para comer nos dias mais quentes de verão.
Ingredientes
– 1 abobrinha
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de alcaparras
– Sal, pimenta-do-reino e limão a gosto
Deixe a abobrinha fatiada bem fina, tempere com azeite, sal, limão, pimenta-do-reino e alcaparras. Disponha-as em uma travessa e leve para o forno por alguns minutos.
Quais são os melhores ingredientes veganos para consumir no verão?
De acordo com a nutricionista Patrícia Brotherhood, para se manter saudável durante o verão, o mais indicado é apostar em alimentos frescos e naturais, variando sempre no preparo das receitas. “Por serem ricas em água, as frutas são muito indicadas. Você pode comê-las in natura ou usá-las para fazer sucos, picolés, saladas e vitaminas. Vegetais ricos em vitaminas e minerais também são fáceis de consumir em forma de saladas frias ou sucos. As leguminosas (importantes fontes de proteína) são versáteis e podem ser usadas como saladas e em lanches”, recomenda a especialista.