Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 motivos para fazer uma dieta detox pós festas de fim de ano
Guia Culinário 28/12/2022

5 motivos para fazer uma dieta detox pós festas de fim de ano

Fim de ano não tem jeito: são muitas as confraternizações, que envolvem muita festa e muita comida! E, claro, você pode e deve aproveitar bastante para celebrar com as pessoas queridas e comer o que tiver vontade.

O problema é que as comidas dessa época, por serem mais gordurosas e açucaradas, costumam sobrecarregar o organismo, causando indisposição, má digestão e desconfortos. Por isso, fazer uma dieta detox após as festas de fim de ano pode ser uma boa opção para quem começar o novo ano com mais energia. Confira 5 motivos!

1) Uma dieta detox elimina as toxinas acumuladas no organismo

Se você exagerou nas comidas natalinas, não tem problema. Afinal, faz parte da tradição se deliciar com uma saborosa ceia e ainda reaproveitar o que sobrou para se alimentar nos dias seguintes. No entanto, o excesso pode gerar incômodos no corpo e isso tem muito a ver com as toxinas acumuladas no organismos.

Por isso, aproveite os próximos dias para fazer uma dieta detox. Com uma alimentação rica em fibras, com frutas, verduras e legumes, você elimina essas toxinas no corpo e repõe os nutrientes necessários para te dar mais ânimo e energia.

2) A dieta detox também diminui a retenção de líquidos

O inchaço e a má digestão são as reclamações mais comuns após o período das festas de fim de ano. Nesse caso, a dieta detox pode ser uma aliada para quem quer diminuir a retenção de líquidos.

Por isso, aposte nos sucos, chás e saladas para desintoxicar, fortalecer a imunidade e manter o bom funcionamento dos órgãos. Vale reforçar que você não precisa se alimentar somente de suco detox e nem ficar na pilha de querer emagrecer a qualquer custo. A dieta detox não é para isso! Uma ingestão equilibrada já é o suficiente para chegar ao resultado desejado.

3) As receitas de suco detox aumentam a hidratação

As bebidas alcoólicas, também muito comuns nessa época do ano, desidratam o organismo e geram consequências como ressaca, dores de cabeça e enjoos. Por isso, nada melhor do que repor essa hidratação com um bom suco detox.

Existem diferentes opções de receita e você pode variar nos ingredientes da sua preferência. O suco verde, feito com couve, maçã e água de coco, por exemplo, é simples e eficiente. O suco vermelho e o suco roxo também são poderosos!

4) O suco detox ajuda a aumentar a ingestão de fibras

Outro motivo para incluir o suco detox na sua alimentação é que a bebida também ajuda a aumentar a ingestão de fibras que nem sempre conseguimos consumir no dia a dia. Isso porque ingredientes como rúcula, aveia, manga, entre outros, são perfeitos para incluir no suco e garantir os nutrientes. Uma boa dica é consumir o suco detox logo pela manhã, em jejum, para já começar o dia cheio de saúde. Mas, se preferir fazer uma salada ou chá e consumir em outro horário, não tem problema!

5) A dieta detox facilita a absorção de vitaminas e minerais

Quando o corpo está sobrecarregado de toxinas, ele não consegue absorver as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos do dia a dia. Por isso, investir em alimentos que tenham essa função para desintoxicar o corpo facilita esse processo.

O chá detox, feito em casa com ingredientes naturais, é uma alternativa para fazer essa limpeza. Limão, alho e casca de abacaxi são algumas receitas que você pode testar para tomar um chá quentinho no fim do dia. Mas, se gosta de uma versão gelada, uma dica é substituir a água de coco por um chá para incluir no suco detox. Saudável e delicioso!